Questões de Biologia - USF

1-4 de 4
Questão
2018Biologia

(Usf 2018) O estudo do transporte e regulação do íon cálcio no coração tem-se estendido e o projeto Transporte de cálcio em miócitos ventriculares de ratos durante o desenvolvimento pós-natal é um exemplo disso. Sendo um íon responsável pela contração do músculo cardíaco, há fortes indicações de que muitas doenças que levam a insuficiências nas funções do coração, como hipertensão arterial, isquemia miocárdica, hipertrofia e distúrbio de ritmo, estão ligadas a alterações no transporte de cálcio. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/1999/03/01/dentro-do-coracao/. Acesso em: 11/10/2017 (Adaptado). Com base nos conhecimentos sobre o íon cálcio no organismo, é correto afirmar que:

Questão
2018Biologia

(Usf 2018) Durante a fotossíntese, a reação entre o CO2e a 1,5-bifosfato de ribulose é catalisada pela substância rubisco. De acordo com alguns autores, essa enzima é a mais abundante da Terra e representa cerca de 50%do total de proteínas do cloroplasto. Se um determinado herbicida atuar como inibidor da molécula rubisco, a qual é constituída de (I), a sua aplicação na planta terá como consequência direta o/a (II). Marque a opção que preenche corretamente (I) e (II).

Questão
2017Biologia

(USF/2017) A mata atlântica, que já se estendeu por mais de um milhão de quilômetros quadrados do Piauí ao Rio Grande do Sul, hoje se encontra completamente fragmentada, reduzida a 16% de sua exuberância original, de acordo com as estimativas otimistas. Ainda assim, essa floresta mantém parte de sua grandiosidade, abrigando uma rica biodiversidade, da qual uma fração significativa é endêmica, ou seja, não existe em outro lugar. A vegetação da mata atlântica varia ao longo de sua extensão devido à presença de climas variados, com regimes de temperatura e precipitação diferentes em cada região. Portanto, é de se esperar que a fauna que nela habita também apresente variações. Para entender melhor como a fauna está organizada em uma região tão ampla e diversa como a mata atlântica, é necessário aplicar uma técnica conhecida como regionalização. Por meio dela, é possível dividir uma região geográfica em porções menores com base nos grupos de espécies de cada área. Disponível em: . Acesso em: 02 /05/2017. Sobre o bioma descrito anteriormente é correto afirmar que

Questão
2013Biologia

Os vegetais apresentam uma constituio tecidual tanto quanto os animais. Considerando ostecidos vegetais, relacione as colunas 1 e 2 para compor a nica opo correta, a qual deve serassinalada. Coluna 1 I. Tecido tpico de plantas aquticas e que garante a sua flutuao. II. Tecido de resistncia, que possibilita a sobrevivncia de plantas em ambientes secos comodesertos. III. Tecido responsvel pelo crescimento em comprimento de caules e razes. IV. Tecido responsvel pelo crescimento em espessura do vegetal. V. Tecido responsvel pela fotossntese. VI. Tecido mecnico cuja funo a sustentao da planta. Coluna 2 ( ) Meristema secundrio ( ) Meristema apical ( ) Esclernquima ( ) Parnquima clorofiliano ( ) Parnquima aerfero ( ) Parnquima aqufero Assinale a opo que apresenta a sequncia correta.

1-4 de 4