ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UTFPR 2011)A frase de Gandhi: seja a mudana que v

Redação | estrutura do texto dissertativo-argumentativo
UTFPR 2011UTFPR RedaçãoTurma ENEM Kuadro

(UTFPR 2011) 

A frase é de Gandhi: “seja a mudança que você quer ver no mundo”. Não, não esqueci do que aprendi na faculdade de jornalismo: jamais começar um texto citando Gandhi, Einstein ou Chaplin, se você quer ser levado a sério neste mundo cínico. Sim, esse pessoal fala coisas bonitas, mas eles não são “pragmáticos”. São “ingênuos”, desconectados das realidades do mercado, ignorantes das sujeiras da política, sonhadores, poetas, bobocas.”

Denis Russo Burgierman, Veja on line, 3 nov. 2009.


Assinale a alternativa que, pela temática e pela organização textual, pode ser a conclusão do texto de Denis Russo Burgierman.

A

É exatamente isso que está acontecendo hoje em dia. Instituições antigas, aparentemente eternas, estão desabando - os grandes jornais do mundo estão em crise de identidade, a indústria automobilística está tendo que se reiventar, os governos têm que redefinir sua atuação, as profissões mudam todos os dias. Estamos perdidos, sem referências, sem ter no que acredtiar. As ideologias do século 20 se transforaram em teorias sem conexão com o mundo real.

B

Isso é tremendamente angustiante. De repente, tudo aquilo em que acreditávamos está evaporando. O mundo está mudando tão rápido, todos os dias, que fica difícil ter crenças. Fica difícil saber o que é certo e o que é errado. E os cínicos - esse pessoal que adora apedrejar qualquer um que esteja bem intencionado - fazem a festa noa meio da confusão.

C

Esse trabalho - o de reconstruir o mundo - é um empreendimento coletivo. Nesse mundo de hoje, absurdamente fragmentado, no qual qualquer pessoa tem acesso ao resto do mundo via internet, todos têm um papel - não apenas os políticos, os empresários, os intelectuais, os "líderes". Todos nós estamos envolvidos no projeto coletivo e inevitável de mudar o mundo.

D

É uma contribuição minúscula, mas é isso que nos resta neste mundo, e devíamos ficar satisfeitos. É uma boa notícia. Não há mais grandes ideologias. Não há mais grandes autoridades. Só o que há é isso: um conjunto de bilhões de pessoas, cada uma delas modificando um pouquinho a paisagem. Se a maioria de nós ficar imobilizada pela ansiedade e pelo olhar crítico dos cínicos, construiremos pouco. Se cada um fizer seu pouquinho, temos boas chances de ficarmos bem orgulhosos do resultado.

E

Mas não resisti. Lembrei de Gandhi quando estava lendo um outro autor, Clay Shirky, um teórico dedicado a entender as mudanças que estão acontecendo no mundo hoje em dia. Shirky tem uma tese interessante: a de que, quando uma grande revolução acontece, as velhas estruturas desabam rapidinho, mas demora anos, às vezes décadas, para as novas estruturas surgirem (quando Gutenberg inventou a impresa, os escribas reclamaram por décadas da baixa qualidade da escrita que isso provocou).