ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(VUNESP - 2011) Graas bem-sucedida industrializao

(VUNESP - 2011) Graças à bem-sucedida industrialização substitutiva das importações, conduzida nas décadas de 1950, 1960 e 1970, o Brasil se ergueu à posição de nona potência econômica do mundo. É hoje um país mal desenvolvido por ter adotado um padrão de crescimento socialmente perverso. Ostenta uma das mais regressivas repartições da renda no mundo, com diferenças abismais entre a minoria dos ganhadores e a massa dos sacrificados.

(Ignacy Sachs. Quo Vadis, Brasil? In Ignacy Sachs, Jorge Wilheim e PauloSérgio Pinheiro (org.). Brasil: um século de transformações, 2001.)

A partir do fragmento, é correto considerar:

A

A economia brasileira cresceu de forma sustentável apenas na região mais pobre do país, o Centro-Oeste.

B

O desenvolvimento da economia brasileira desde a segunda metade do século XX não gerou um processo justo de distribuição da riqueza criada.

C

O pequeno aumento das riquezas nacionais permitiu que a maior parte dos brasileiros conquistasse a cidadania plena.

D

Durante o regime autoritário, originário do Golpe de 1964, a distribuição das riquezas brasileiras foi mais justa do que nos períodos democráticos.

E

Paradoxalmente, a desigualdade na distribuição de renda no Brasil nasceu com a opção de substituir a agricultura de exportação pela indústria.