As melhores faculdades de Medicina: como escolher a sua

O Censo da Educação Superior, levantado anualmente pelo Inep, revelou um número impressionante e muito relevante para aqueles que desejam cursar uma faculdade de Medicina. Formam-se, por ano, cerca de 120 mil médicos no Brasil. Esse dado representa não apenas uma saturação no mercado, mas também um aumento na concorrência de estudantes que sonham em ser médicos.

Junto com o aumento da procura, veio também um alto índice de faculdades sem estrutura, que, de uma hora para outra, abriram o curso – ou até mesmo novas faculdades que nasceram apenas para contemplar a graduação. O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de países com o maior número de faculdades de Medicina. São 305 no total.

Para se destacar nesse cenário, o estudante deve estar focado em entrar não em “qualquer uma”, mas sim nas melhores faculdades de Medicinas do país. Esse momento de escolha é crucial, por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a escolher por qual caminho trilhar. Leia mais!

Tudo sobre a faculdade de Medicina

Como em qualquer curso, antes de optar por uma faculdade o aluno deve observar alguns pontos principais. O primeiro deles é atentar-se à composição do corpo docente da instituição. A lógica é simples: boas faculdades têm bons professores, logo, o ensino é melhor.

Nesse ponto, algumas faculdades e universidades públicas e federais saem na frente, mas isso não deve ser tomado como regra. Por isso, sempre procure e consulte o quadro de professores.

Saber quais são as melhores faculdades de Medicina vai te ajudar a trilhar um caminho melhor durante a sua graduação!

Outro ponto importante é visitar o local em que a faculdade se encontra e checar sua infraestrutura. No curso de Medicina, a infraestrutura – ou seja, a disponibilidade de materiais, máquinas e laboratórios de qualidade – é essencial para que o aluno garanta bons anos de estudo.

A avaliação do MEC, o Ministério da Educação, também é muito relevante e importante para medir o desempenho da universidade ou da faculdade em questão. Outros rankings faculdades de Medicina, como o RUF (Ranking Universitário Folha), também servem como parâmetro e ajudam o estudante a escolher a melhor faculdade de Medicina.

Quais são os melhores?

Em 2018, a britânica Quacquarelli Symonds (QS) avaliou os melhores cursos de Medicina ao redor do mundo. A USP (Universidade de São Paulo) está entre 51º e 100º no ranking mundial, e encabeça o primeiro lugar entre as faculdades de Medicina da América Latina. Confira, a seguir a a lista das 5 melhores pelo RUF, de acordo com a posição no país (veja o ranking completo aqui).

O Kuadro tem um cursinho pré-vestibular de medicina especial para você, que vai te ajudar a entrar nas melhores faculdades de medicina!

Para escolher a carreira certa

Além de tudo o que já foi dito, na hora de escolher a profissão que você vai seguir é importante fazer alguns questionamentos internos. Muitas vezes o estudante acaba optando por carreiras que conhece pouco – por pressão ou indecisão. Aqui vão três dicas que vão te fazer pensar e decidir se Medicina é a carreira para você!

1. Do que você mais gosta?

Pode parecer clichê, mas as matérias que você mais gosta de estudar na escola podem te dar um bom caminho a seguir durante a graduação.

Biologia e Química são recorrentes durante os anos de estudo na faculdade de Medicina. Então, se você gosta e tem facilidade nessas matérias, é um sinal de que está seguindo o caminho certo.

2. Conheça o curso de Medicina e sua carga horária

Esse ponto é importante para que você tenha uma certa noção de como será a graduação em si. Existe uma “estrutura básica” no que diz respeito aos cursos de Medicina. Normalmente os dois primeiros anos são preenchidos por matérias que servem como base para o dia a dia da profissão, como anatomia, fisiologia e introdução à Medicina.

Em seguida, os outros dois anos levam o estudante direto ao contato com o paciente, fazendo diagnósticos e exames. O restante é dedicado à parte clínica em hospitais.

Vale lembrar que o esquema pode mudar de faculdade para faculdade, então procure saber melhor sobre a instituição que você deseja cursar.

3. Saiba o que será necessário fazer no dia a dia da profissão  

Um médico lida com enfermos, diagnósticos e longas jornadas exaustivas de trabalho. E é fundamental que o estudante esteja ciente disso na hora de prestar o vestibular de Medicina.

É claro que, quando isso é seu sonho, tudo vale a pena e o reconhecimento – profissional e financeiro – certamente virão. Por isso, não desista!

 Cursinho pré-medicina é no Kuadro 

O Kuadro tem um cursinho pré-vestibular de medicina especial para você, que vai te ajudar a entrar nas melhores faculdades de medicina!

O conteúdo é exclusivo, disponível 24h por dia, aulas ao vivo e um plano de estudos personalizado para você. Faça parte do Kuadro e alcance seu sonho.

O que você achou?