ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(AFA- 2011)Texto IIOs ideais da nossa gerao Y (con

(AFA - 2011)

Texto II
Os ideais da nossa geração Y
(continuação)

Daniella Cornachione

A busca desse equilíbrio é considerada uma característica básica dos trabalhadores mais jovens, com idades entre 18 e 29 anos — faixa  pelidada de Geração Y.  Dividir os profissionais por grupos etários é 5útil para as consultorias de recursos humanos como uma forma de perceber mudanças no comportamento e nos interesses das pessoas e ajudar as empresas a atrair e manter os trabalhadores que elas considerem mais valiosos. Por exemplo, os profissionais nascidos 10nos anos 70 e 80 formam a Geração X, assim chamada porque parecia ser uma incógnita em termos de comportamento. “A Geração X chegou à adolescência quando as revoluções já estavam feitas, e as grandes causas mundiais mais ou  enos resolvidas”, afirma 15Carlos Honorato, pesquisador do grupo especializado em tendências Profuturo, da Fundação Instituto de Administração (FIA). Apesar disso, os Xs brasileiros cresceram ouvindo falar em inflação, dívida externa e planos econômicos fracassados. Por isso, têm mais 20apego ao sonho do emprego estável e da maior segurança financeira possível para a família e os filhos. Isso explica muito sobre a Geração Y.

Os Ys cresceram em ambiente bem diferente, com estabilidade econômica, inflação sob controle, 25globalização e oportunidades abertas. Convivem com a internet desde a infância e se acostumaram às decisões coletivas, ao debate sempre aberto, à interação permanente. Nas empresas, eles vêm sendo considerados, numa interpretação favorável, como 30questionadores; numa interpretação não tão favorável, como insolentes. “É uma geração mais aberta a novas possibilidades, que tem muito compromisso consigo mesma. Se o jovem não estiver satisfeito com o trabalho ou quiser outras oportunidades, não fica na empresa”, 35afirma Sara Behmer, presidente da consultoria de recursos humanos Voyer e professora da Brazilian Business School.

Se a nova estabilidade econômica tornou os Ys brasileiros mais ambiciosos e dispostos a arriscar, o 40desenvolvimento econômico nos Estados Unidos (e uma certa decepção com jeito tradicional de fazer negócios, pelas crises dos anos 2000) tornou os Ys americanos extremamente exigentes e idealistas. Eles fazem questão de ter equilíbrio entre vida pessoal e carga de 45trabalho, buscam empresas com boa reputação e alto padrão ético e querem ter funções cujo objetivo seja o bem maior da sociedade. Todas metas muito admiráveis – e que bateram de frente com a crise.

(ÉPOCA, 21 de junho de 2010)

 

Assinale a alternativa correta.

A

As palavras “equilíbrio”, “etários” e “inflação” possuem, quanto à tonicidade, a mesma classificação.

B

Na linha 33 – “Se o jovem não estiver satisfeito com o trabalho...” – observa-se a presença de um termo oracional que expressa circunstância de condição.

C

Em com-pro-mis-so / sa-tis-fe-i-to / de-sen-vol-vi-men-to, os vocábulos foram divididos corretamente conforme a norma gramatical.

D

Encontram-se nos vocábulos “família”, “tendências” e “etários” ditongos decrescentes orais.