ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(AFA - 2013)TEXTO IIGATES E JOBSQuando as rbitas s

(AFA - 2013)

TEXTO II

GATES E JOBS

Quando as órbitas se cruzam

Em astronomia, quando as órbitas de duas estrelas 2se entrecruzam por causa da interação gravitacional, tem-se um sistema binário. Historicamente, ocorrem 4situações análogas quando uma era é moldada pela 5relação e rivalidade de dois grandes astros orbitando: 6Albert Einstein e Niels Bohr na física no século XX, por exemplo, ou Thomas Jefferson e Alexander Hamilton na 8condução inicial do governo americano. Nos primeiros trinta anos da era do computador pessoal, a partir do 10final dos anos 1970, o sistema estelar binário definidor foi composto por dois indivíduos de grande energia, que 12largaram os estudos na universidade, ambos nascidos em 1955.

14Bill Gates e Steve Jobs, apesar das ambições 15semelhantes no ponto de convergência da tecnologia e 16dos negócios, 5tinham origens bastante diferentes e personalidades radicalmente distintas.

18À diferença de Jobs, Gates entendia de programação e tinha uma mente mais prática, mais 20disciplinada e com grande capacidade de raciocínio analítico. Jobs era mais intuitivo, romântico, e dotado de 22mais instinto para tornar a tecnologia usável, o design agradável e as interfaces amigáveis. Com sua mania de 24perfeição, era extremamente exigente, além de 25administrar com carisma e intensidade indiscriminada. 26Gates era mais metódico; as reuniões para exame dos produtos tinham horário rígido, e ele chegava ao cerne 28das questões com uma habilidade ímpar. Jobs encarava as pessoas com uma intensidade cáustica e ardente; 30Gates às vezes não conseguia fazer contato visual, mas era essencialmente bondoso.

32“Cada qual se achava mais inteligente do que o outro, mas Steve em geral tratava Bill como alguém 34levemente inferior, sobretudo em questões de gosto e 35estilo”, diz Andy Hertzfeld. “Bill menosprezava Steve 36porque ele não sabia de fato programar.” Desde o começo da relação, 6Gates ficou fascinado por Jobs e 38com uma ligeira inveja de seu efeito hipnótico sobre as pessoas. Mas também o considerava “essencialmente 40esquisito” e “estranhamente falho como ser humano”, e se sentia desconcertado com a grosseria de Jobs e sua 42tendência a funcionar “ora no modo de dizer que você era um merda, ora no de tentar seduzi-lo”. Jobs, por sua 44vez, via em Gates uma estreiteza enervante.

45Suas diferenças de temperamento e personalidade 46iriam levá-los para lados opostos da linha fundamental de divisão na era digital. Jobs era um perfeccionista que 48adorava estar no controle e se comprazia com sua índole intransigente de artista; ele e a Apple se tornaram 50exemplos de uma estratégia digital que integrava solidamente o hardware, o software e o conteúdo numa 52unidade indissociável. Gates era um analista inteligente, calculista e pragmático dos negócios e da tecnologia; 54dispunha-se a licenciar o software e o sistema 55operacional da Microsoft para um grande número de 56fabricantes.

Depois de trinta anos, Gates desenvolveu um 58respeito relutante por Jobs. “De fato, ele nunca entendeu muito de tecnologia, mas tinha um instinto espantoso 60para saber o que funciona”, disse. Mas Jobs nunca retribuiu valorizando devidamente os pontos fortes de 62Gates. “Basicamente Bill é pouco imaginativo e nunca inventou nada, e é por isso que acho que ele se sente 64mais à vontade agora na filantropia do que na 65tecnologia”, disse Jobs, com pouca justiça. “Ele só pilhava despudoradamente as ideias dos outros.”

(ISAACSON, Walter. Steve Jobs: a biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. p. 189-191. Adaptado)

 

O texto II desenvolve-se basicamente pela oposição entre Jobs e Gates. Leia as inferências abaixo.

I. Reconhecia as qualidades do adversário em meio aos inúmeros defeitos que nele apontava.
II. A racionalidade era o elemento estruturante de sua personalidade.
III. Era genial, contudo arrogante e intransigente.
IV. Era direto, incisivo e apaixonante.
V. Primava pela praticidade dos produtos que criava.

A(s) inferência(s) que se relaciona(m) a Bill Gates é(são), apenas:

A

I.

B

I e II.

C

IV e V.

D

II, III e IV.