ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Enem 2008) Usada para dar estabilidade aos navios

(Enem 2008)

      Usada para dar estabilidade aos navios, a água de lastro acarreta grave problema ambiental: ela introduz, indevidamente, no país, espécies indesejáveis do ponto de vista ecológico e sanitário, a exemplo do mexilhão dourado, molusco originário da China. Trazido para o Brasil pelos navios mercantes, o mexilhão dourado foi encontrado na bacia Paraná-Paraguai em 1991. A disseminação desse molusco e a ausência de predadores para conter o crescimento da população de moluscos causaram vários problemas, como o que ocorreu na hidrelétrica de Itaipu, onde o mexilhão alterou a rotina de manutenção das turbinas, acarretando prejuízo de US$ 1 milhão por dia, devido à paralisação do sistema. Uma das estratégias utilizadas para diminuir o problema é acrescentar gás cloro à água, o que reduz em cerca de 50% a taxa de reprodução da espécie.

(GTÁGUAS, MPF, 4a CCR, ano 1, n0. 2, maio/2007, com adaptações.)

De acordo com as informações do texto, o despejo da água de lastro

A

é ambientalmente benéfico por contribuir para a seleção natural das espécies e, consequentemente, para a evolução delas. 

B

trouxe da China um molusco, que passou a compor a flora aquática nativa do lago da hidrelétrica de Itaipu. 

C

causou, na usina de Itaipu, por meio do microrganismo invasor, uma redução do suprimento de água para as turbinas.

D

introduziu uma espécie exógena na bacia Paraná-Paraguai, que se disseminou até ser controlada por seus predadores naturais. 

E

motivou a utilização de um agente químico na água como uma das estratégias para diminuir a reprodução do mexilhão dourado.