ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Enem 2011) Como os combustíveis energéticos, as t

Geografia | Geografia Humana | Meio Ambiente | Problemas ambientais e aquecimento global | Problemas sociais e ambientais urbanos
ENEM 2011ENEM GeografiaTurma ENEM Kuadro

(Enem 2011) Como os combustíveis energéticos, as tecnologias da informação são, hoje
em dia, indispensáveis em todos os setores econômicos. Através delas, um maior número de
produtores é capaz de inovar e a obsolescência de bens e serviços se acelera. Longe de
estender a vida útil dos equipamentos e a sua capacidade de reparação, o ciclo de vida desses
produtos diminui, resultando em maior necessidade de matéria-prima para a fabricação de
novos.

GROSSARD, C. Le Monde Diplomatique Brasil. Ano 3, nº 36, 2010 (adaptado).

A postura consumista de nossa sociedade indica a crescente produção de lixo, principalmente nas áreas urbanas, o que, associado a modos incorretos de deposição,
 

A

a) provoca a contaminação do solo e do lençol freático, ocasionando assim graves problemas socioambientais, que se adensarão com a continuidade da cultura do consumo desenfreado.

B

produz efeitos perversos nos ecossistemas, que são sanados por cadeias de organismos decompositores que assumem o papel de eliminadores dos resíduos depositados em lixões.
 

C

multiplica o número de lixões a céu aberto, considerados atualmente a ferramenta capaz de resolver de forma simplificada e barata o problema de deposição de resíduos nas grandes cidades.

D

estimula o empreendedorismo social, visto que um grande número de pessoas, os catadores, têm livre acesso aos lixões, sendo assim incluídos na cadeia produtiva dos resíduos tecnológicos.

E

possibilita a ampliação da quantidade de rejeitos que podem ser destinados a associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, financiados por instituições da sociedade civil ou pelo poder público.