ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(ENEM - 2011)Disponvel em: http://www.ccsp.com.br.

Português | Interpretação de texto | construção de sentido em textos não verbais e publicitários | textos publicitários | estratégias persuasivas nas propagandas
ENEM 2011ENEM PortuguêsTurma ENEM Kuadro

(ENEM - 2011)

Resultado de imagem para Disponível em: http://www.ccsp.com.br. Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado)

Disponível em: http://www.ccsp.com.br. Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado)

 

O texto é uma propaganda de um adoçante que tem o seguinte mote: “Mude sua embalagem”. A estratégia que o autor utiliza para o convencimento do leitor baseia-se no emprego de recursos expressivos, verbais e não verbais, com vistas a

A

ridicularizar a forma física do possível cliente do produto anunciado, aconselhando-o a uma busca de mudanças estéticas.

B

enfatizar a tendência da sociedade contemporânea de buscar hábitos alimentares saudáveis, reforçando tal postura.

C

criticar o consumo excessivo de produtos industrializados por parte da população, propondo a redução desse consumo.

D

associar o vocábulo “açúcar” à imagem do corpo fora de forma, sugerindo a substituição desse produto pelo adoçante.

E

relacionar a imagem do saco de açúcar a um corpo humano que não desenvolve atividades físicas, incentivando a prática esportiva.