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(ENEM - 2011)Ns adoraramos dizer que somos perfeit

Português | Interpretação de texto | construção de sentido em textos não verbais e publicitários | textos publicitários | estratégias persuasivas nas propagandas
Português | Interpretação de texto | funções da linguagem | função metalinguística | metalinguagem na publicidade
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(ENEM - 2011)

Nós adoraríamos dizer que somos perfeitos. Que somos infalíveis. Que não cometemos nem mesmo o menor deslize. E só não falamos isso por um pequeno detalhe: seria uma mentira. Aliás, em vez de usar a palavra “mentira”, como acabamos de fazer, poderíamos optar por um eufemismo. “Meia-verdade”, por exemplo, seria um termo muito menos agressivo. Mas nós não usamos esta palavra simplesmente porque não acreditamos que exista uma “Meia-verdade”. Para o Conar, Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, existem a verdade e a mentira. Existem a honestidade e a desonestidade. Absolutamente nada no meio. O Conar nasceu há 29 anos (viu SÓ? não arredondamos para 30) com a missão de zelar pela ética na publicidade. Não fazemos isso porque somos bonzinhos (gostaríamos de dizer isso, mas, mais uma vez, seria mentira). Fazemos isso porque é a única forma da propaganda ter o máximo de credibilidade. E, cá entre nós, para que serviria a propaganda se o consumidor não acreditasse nela?

Qualquer pessoa que se sinta enganada por uma peça publicitária pode fazer uma reclamação ao Conar. Ele analisa cuidadosamente todas as denúncias e, quando é o caso, aplica a punição.

Anúncio veiculado na Revista Veja. São Paulo: Abril. Ed.2120, ano 42, nº27, 8 jul. 2009

O recurso gráfico utilizado no anúncio publicitário — de destacar a potencial supressão de trecho no texto — reforça a eficácia pretendida, revelada na estrátegia de

A

ressaltar a informação no título, em detrimento do restante do conteúdo associado.

B

incluir o leitor por meio do uso da 1ª pessoa do plural no discurso.

C

contar a história da criação do órgão como argumento de autoridade.

D

subverter o fazer publicitário pelo uso de sua metalinguagem. 

E

impressionar o leitor pelo jogo de palavras do texto.