ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Enem 2014 - 2 aplicao)O mundo dos fatos geogrfico

(Enem 2014 - 2ª aplicação)

 

O mundo dos fatos geográficos inclul não somente o clima, as propriedades agricolas, os povoamentos e as nações-estados, mas também os sentimentos, os conceitos e as teorias geográficas.


TUAN, Y Gratis CHRISTOFOLETTA. Perspectivas da Geografia. São Paulo : DIFEL, 1985.


O texto apresenta uma perspectiva de análise das mudanças espaciais a partir de outros fatores que não apenas os físicos e sociais, onde

A

a análise do espaço geográfico compreende os aspectos fisicos, sociais e simbólicos que incidem sobre a produção das paisagens humanas.

B

os aspectos fisicos da paisagem, como o clima, revelam a dinâmica dos fatos geográficos compreendidos por uma pluralidade conceitual.

C

a dimensão simbólica do espaço, apreendida pelos sentimentos, constitui uma nova percepção espacial no instante em que revelam as propriedades das paisagens.

D

para se apreender o espaço geográfico em sua totalidade, é necessário identificar os aspectos físicos da paisagem expressos no clima, povoamento e uso do solo.

E

o mundo dos fatos geográficos constitui-se de elementos simbólicos apreendidos pelas teorias e conceitos geográficos que revelam a complexidade da dimensão espacial.