ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Enem 2014 - 2 aplicao)A diplomacia de Rio Branco,

(Enem 2014 - 2ª aplicação)

 

A diplomacia de Rio Branco, paradigmática para o período, buscou atender a três principais objetivos: a definição das fronteiras, o aumento do prestigio internacional do país e a afirmação da liderança brasileira na América do Sul. Para a consecução desses fins, de modo bastante realista, Rio Branco optou pela política de "aliança não escrita" com os Estados Unidos.

SANTOS, L. C. V. G. O dia em que adiaram o carnaval: politica externa e a construção do Brasil. São Paulo: EdUNESP, 2010 (adaptado).

 

No texto em questão, a política externa brasileira esteve direcionada para

A

obter um status de hegemonia no continente americano, descartando a atuação britânica na região pela aliança com os Estados Unidos e, futuramente, suplantar esse aliado ocasional.

B

distanciar as ligações com a Inglaterra e aproximar- se da órbita de influência estadunidense, porém estrategicamente mantendo a autonomia na atuação e objetivos traçados.

C

ampliar as tensões regionais, num movimento belicista que apontava para a resolução dos conflitos pela via militar, contando com o apoio político e material dos Estados Unidos.

D

cumprir a agenda norte-americana identificada com a Doutrina Monroe e a política do Big Stick, numa atuação de submissão calculada, procurando minimizar os efeitos negativos de tais investidas.

E

estabilizar as tensões no continente americano e, concomitantemente, buscar alcançar objetivos estratégicos geograficamente localizados fora do espaço continental.