Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Química - ENEM 2019 | Gabarito e resoluções

1-15 de 17chevron right center
Questão 1
2019Química

(ENEM - 2019) Para realizar o desentupimento de tubulao de esgotos residenciais, utilizada uma mistura slida comercial que contm hidrxido de sdio (NaOH) e outra espcie qumica pulverizada. Quando adicionada gua a essa mistura, ocorre uma mistura que libera gs hidrognio e energia na forma de calor, aumentando a eficincia do processo de desentupimento. Considere os potenciais padro de reduo () da gua e de outras espcies em meio bsico, expressos no quadro. Semirreao de reduo -0,83 -0,73 -0,22 -0,58 -2,33 -0,88 Qual a outra espcie que est presente na composio da mistura slida comercial para aumentar sua eficincia?

Questão 5
2019Química

(ENEM - 2019) Gliclise um processo que ocorre nas clulas, convertendo glicose em piruvato. Durante a prtica de exerccios fsicos que demandam grande quantidade de esforo, a glicose completamente oxidada na presena de O2. Entretanto, em alguns casos, as clulas musculares podem sofrer em dficit de O2e a glicose ser convertida em duas molculas de cido ltico. As equaes termoqumicas para a combusto de glicose e do cido ltico so, respectivamente, mostradas a seguir: O processo anaerbico menos vantajoso energeticamente porque:

Questão 9
2019BiologiaQuímica

(ENEM - 2019) A cada safra, a quantidade de caf beneficiado igual quantidade de resduos gerados pelo seu beneficiamento. O resduo pode ser utilizado como fertilizante, pois contm cerca de 6,5% de pectina (um polissacardeo), aproximadamente 25% de acares fermentveis (frutose, sacarose e galactose), bem como resduos de alcalides (compostos aminados) que no foram extrados no processo. LIMA, L. K. S. et al. Utilizao de resduos oriundo da torrefao do caf na agricultura em substituio adubao convencional. ACSA - Agropecuria Cientfica no Semi-rido. v.10, n.1, jan.-mar., 2014 (adaptado). Esse resduo contribui para a fertilidade do solo, pois

Questão 13
2019Química

(ENEM - 2019) Estudos mostram o desenvolvimento de biochips utilizados para auxiliar o diagnstico de diabetes melito, doena evidenciada pelo excesso de glicose no organismos. O teste simples e consiste em duas reaes sequenciais na superfcie do biochip, entre a amostra de soro sanguneo do paciente, enzimas especficas e reagente (iodeto de potssio, KI ), conforme mostrado na imagem. Aps a Adio de soro sanguneo, o fluxo desloca-se espontaneamente da esquerda para a direita (ii) provendo reaes sequenciais, conforme as equaes 1 e 2. Na primeira, h converso de glicose do sangue em cido glucnico, gerando perxido de hidrognio EQUAO 1 Na segunda, o perxido de hidrognio reage com ons iodeto gerando on tri-iodeto, gua e oxignio. EQUAO 2 GARCIA, P.T et al. A Handheld Stamping Process to Fabricate Microfluidic Paper-based analytical Devices with Chemically Modified Surface for Clinical Assays. RSC advances, v.4 13 ago.2014 (adaptado). O tipo de reao que ocorre na superfcie do biochip, nas duas reaes do processo,

Questão 14
2019BiologiaQuímica

(ENEM - 2019) Algumas toneladas de medicamentos para uso humano e veterinrio so produzidas por ano. Os frmacos so desenvolvidos para seremestveis, mantendo suas propriedades qumicas de forma a atender um propsito teraputico. Aps o consumo de frmacos, parte de sua dosagem excretada de forma inalterada, persistindo no meio ambiente. Em todo o mundo, antibiticos, hormnios, anestsicos, anti-inflamatrios, entre outros, so detectados em concentraes preocupantes no esgoto domstico, em guas superficiais e de subsolo. Dessa forma, a ocorrncia de frmacos residuais no meio ambiente pode apresentar efeitos adversos em organismos aquticos e terrestres. BILA, D. M.; DEZOTTI, M. Frmacos no meio ambiente. Qumica Nova, v. 26, n.4, ago. 2003 (adaptado). Qual ao minimiza a permanncia desses contaminantes nos recursos hdricos?

Questão 15
2019Química

(ENEM - 2019) Um teste de laboratrio permite identificar alguns ctions metlicos ao introduzir uma pequena quantidade do material de interesse em uma chama de bico de Bunsen para, em seguida, observar a cor da luz emitida. A cor observada proveniente da emisso de radiao eletromagntica ao ocorrer a

Questão 18
2019Química

(ENEM - 2019) Por terem camada de valncia completa, alta energia de ionizao e afinidade eletrnica praticamente nula, considerou-se por muito tempo que os gases nobres no formariam compostos qumicos. Porm, em 1962, foi realizada com sucesso a reao entre xennio (camada de valncia 5s25p6) e o hexafluoreto de platina e, desde ento, mais compostos novos de gases nobres vm sendo sintetizados. Tais compostos demonstram que no se pode aceitar acriticamente a regra do octeto, na qual se considera que, numa ligao qumica, os tomos tendem a adquirir estabilidade assumindo a configurao eletrnica de gs nobre. Dentre os compostos conhecidos, um dos mais estveis o difluoreto de xennio, no qual dois tomos do halognio flor (camada de valncia 2s22p5) se ligam covalentemente ao tomo de gs nobre para ficarem com oito eltrons de valncia. Ao se escrever a frmula de Lewis do composto de xennio citado, quantos eltrons na camada de valncia haver no tomo do gs nobre?

Questão 22
2019Química

(ENEM - 2019) Os hidrocarbonetos so molculas orgnicas com uma srie de aplicaes industriais. por exemplo, eles esto presentes em grande quantidade nas diversas fraes do petrleo e normalmente so separados por destilao fracionada, com base em suas temperaturas de ebulio. O quadro apresenta as principais fraes obtidas na destilao do petrleo em diferentes faixas detemperaturas. Frao Faixa de temperatura Exemplos de produtos Nmero de tomos de carbono (hidrocarboneto de frmula geral) 1 At 20 Gs natural e gs de cozinha (GLP) 2 30 a 180 Gasolina 3 170 a 290 Querosene 4 260 a 350 leo diesel SANTA MARIA, L. C. et al. Petrleo: um tema para o ensino de qumica. Qumica Nova na Escola, n. 15, maio 2002 (adaptado). Na frao 4, a separao dos compostos ocorre em temperaturas mais elevadas porque

Questão 25
2019Química

(ENEM - 2019) O concreto utilizado na construo civil um material formado por cimento misturado a areia, a brita e a gua. A areia normalmente extrada de leitos de rios e brita, oriunda da fragmentao de rochas. Impactos ambientais gerados no uso de concreto esto associados extrao de recursos minerais e ao descarte indiscriminado desse material. Na tentativa de reverter esse quadro, foi proposta a utilizao de concreto reciclado modo em substituio ao particulado rochoso grado na fabricao de novo concreto, obtendo um material com as mesmas propriedades que o anterior. O benefcio ambiental gerado nessa proposta a reduo do(a)

Questão 26
2019Química

(ENEM - 2019) A fluidez da membrana celular caracterizada pela capacidade de movimento das molculas componentes dessa estrutura. Os seres mantm essa propriedades de duas formas: controlando a temperatura e/ou alterando a composio lipdica da membrana . Neste ltimo aspecto, o tamanho e o grau de insaturao das caldas hidrocarbnicas dos fosfolipdios, conforme representados na figura, influenciam significativamente a fluidez. Isso porque quanto maior for a magnitude das interaes entre os fosfolipdios, menor ser a fluidez da membrana. Qual das bicamadas lipdicas apresentadas possui maior fluidez?

Questão 28
2019Química

(ENEM - 2019) Grupos de pesquisa em todo o mundo vm buscando solues inovadoras, visando a produo de dispositivos para a gerao de energia eltrica. Dentre eles, pode-se destacar as baterias de zinco-ar, que combinam o oxignio atmosfrico e o metal zinco em um eletrlito aquoso de carter alcalino. O esquema de funcionamento da bateria zinco-ar est apresentado na figura. No funcionamento da bateria, a espcie qumica formada no nodo :

Questão 30
2019Química

(ENEM - 2019) A utilizao de corantes na indstria de alimentos bastante difundida e a escolha por corantes naturais vem sendo mais explorada por diversas razes. A seguir so mostradas trs estruturas de corantes naturais. HAMERSKI, L.; REZENDE, M. J. C.; SILVA, B. V. Usando as cores da natureza para atender aos desejos do consumidor: substncias naturais como corantes na indstria alimentcia. Revista Virtual de Qumica, n. 3, 2013. A propriedade comum s estruturas que confere cor a esses compostos a presena de:

Questão 32
2019Química

(ENEM - 2019) O odor que permanece nas mos aps o contato com o alho pode ser eliminado pela utilizao de um sabonete de ao inoxidvel, constitudo de ao inox (74%), cromo e nquel. A principal vantagem desse sabonete que ele no se desgasta com o uso. Considere que a principal substncia responsvel pelo odor de alho a alicina (estrutura I) e que, para que o odor seja eliminado, ela seja transformada na estrutura II. Na converso de I em II, o sabonete atuar com um

Questão 34
2019Química

(ENEM - 2019) Uma das tcnicas de reciclagem qumica do polmero PET [poli(tereftalato de etileno)] gera o tereftalato de metila e o etanodiol, conforme o esquema de reao, e ocorre por meio de uma reao de transesterificao. O composto A, representado no esquema de reao o:

Questão 38
2019Química

(ENEM - 2019) Em 1808, Dalton publicou o seu famoso livro intitulado Um novo sistema de filosofia qumica (do original A New System of Chemical Philosophy), na qual continha os cinco postulados que serviam como alicerce da primeira teoria atmica da matria fundamentada no mtodo cientfico. Esses postulados so numerados a seguir: A matria constituda de tomos indivisveis. Todos os tomos de um dado elemento qumico so idnticos em massa e em todas as outras propriedades. Diferentes elementos qumicos tm diferentes tipos de tomos; em particular, seus tomos tm diferentes massas. Os tomos so indestrutveis e nas reaes qumicas mantm suas identidades. tomos de elementos combinam com tomos de outros elementos em propores de nmeros inteiros pequenos para formar compostos. Aps o modelo de Dalton, outros modelos baseados em outros dados experimentais evidenciaram, entre outras coisas, a natureza eltrica da matria, a composio e organizao do tomo e a quantizao da energia no modelo atmico. OXTOBY, D. W.; GILLS, H. P.; BUTLER, L. J. Principles of Modern Chemistry. Boston: Cengage Learning, 2012 (adaptado). Com base no modelo atual que descreve o tomo, qual dos postulados de Dalton ainda considerado correto?

1-15 de 17chevron right center