ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(EsPCEx - 2022)Uma substncia possui frmula molecul

(EsPCEx - 2022)

 

Uma substância possui fórmula molecular hipotética \(X_{n}Z_{m}\), em que X e Z representam genericamente os símbolos de seus elementos químicos constituintes e as letras n e m representam seus respectivos índices. Considere que X é o elemento de menor raio atômico do grupo 14 da Tabela Periódica, que Z é o único elemento que apresenta um isótopo sem nêutrons em seu núcleo, e que cada molécula da referida substância possui somente ligações do tipo sigma \((\sigma )\) e cadeia aberta.

 

Baseado nestas informações, são feitas as seguintes afirmativas:

I – A substância em questão é classificada como uma substância simples.

II – Caso n seja igual a 4 (quatro), a substância em questão possuirá 2 (dois) isômeros planos (constitucionais), e o que possuir cadeia normal ou for menos ramificado apresentará pontos de fusão e de ebulição maiores que o de cadeia mais ramificada.

III – As moléculas da substância em questão se atraem por meio de interações intermoleculares do tipo dipolo induzido–dipolo induzido.

IV – Se a substância em questão possuir somente 1 (um) átomo de carbono em cada uma de suas moléculas, sua massa molar será igual à massa molar da substância oxigênio.

 

Das afirmativas feitas, estão corretas apenas

A

I e II.

B

I e IV.

C

II e III.

D

II e IV.

E

III e IV.