ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(EsPCEx - 2023)Exerccios fsicos prolongados podem

(EsPCEx - 2023)

Exercícios físicos prolongados podem levar o organismo ao limiar anaeróbico: ponto limite de divisão entre o metabolismo aeróbico (com participação de oxigênio) e o metabolismo anaeróbico (sem participação de oxigênio). Quando o metabolismo anaeróbico entra em ação após certo tempo, pode ocorrer a formação de ácido lático. O ácido lático é capaz de formar, junto com o íon lactato, uma solução-tampão. Soluções-tampão são soluções que resistem à mudança no pH quando pequenas quantidades de ácidos ou bases são adicionados ou quando ocorre diluição. Essas soluções são, geralmente, formadas por uma mistura de um ácido fraco com o sal desse ácido, ou uma base fraca com o sal dessa base. Considere uma solução-tampão de ácido lático e lactato de sódio, em uma determinada condição experimental, na qual se estabelece o equilíbrio descrito na equação abaixo:

Dado: pKa do ácido = 4,0

 

Baseado nas informagdes acima, são apresentadas as seguintes afirmativas:

I - Segundo a Unido Internacional de Quimica Pura e Aplicada (IUPAC), a nomenclatura do ácido lático é ácido 2-hidroxipropanoico.

II- No equilíbrio, o pH de um tampão de 0,1 mol L-1 de ácido lático e 0,010 mol L-1 de lactato de sódio é de, aproximadamente, 1,6.

III- A adição de uma pequena quantidade de uma base forte deslocará o equilíbrio da reação no sentido da formação de mais ácido lático.

IV- O ácido lático apresenta dois isômeros opticamente ativos.

V- A adição de um ácido forte ao sistema causaria uma diminuição do valor do pKa.

 

Das afirmativas feitas, estão corretas apenas

A

I, II e IV.

B

I e IV.

C

II e III. 

D

I, IV e V.

E

II, III e V.