ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Fgv 2020) Hong Kong uma anomalia histrica. No s p

Geografia | Geografia Humana | Geopolítica | Focos de tensão | Focos de tensão: Ásia Oriental
FGV 2020FGV GeografiaTurma ENEM Kuadro

(Fgv 2020)  Hong Kong é uma anomalia histórica. Não só por causa de suas ruas dedicadas à monarquia britânica, povoadas de rostos asiáticos, ou suas famosas construções verticais; mas porque Hong Kong é uma Região Administrativa Especial da China, aberta e moderna, apesar de ser controlada pelo regime chinês, um dos países mais poderosos do mundo. As 11 semanas de protestos ilustram o choque entre dois sistemas políticos, um confronto que cresce sob a ameaça de uma intervenção militar de Pequim.

(Jaime Santirso. “Protestos em Hong Kong aumentam a tensão com a China”. http://brasil.elpais.com, 19.08.2019. Adaptado.)

De acordo com a notícia, pode-se afirmar que 

 

A

 os honcongueses almejam tornar Hong Kong independente da China, conforme acordo estabelecido em 1984, quando o governo britânico, após 156 anos, devolveu a ilha aos chineses. 

B

os protestos tiveram início após os 30 anos do Massacre da praça da Paz Celestial para pressionar o governo de Pequim a esclarecer as mortes e os desaparecidos no massacre.

C

a população de Hong Kong reivindica redução de impostos sobre os investimentos estrangeiros estabelecidos pelo governo da China.   
 

D

os protestos iniciados em Hong Kong têm sua raiz em 2014 com a Revolução dos guarda-chuvas, e reivindicam direitos e liberdades diante do controle autoritário da China.   
 

E

os protestos conhecidos como Occupy Central são contrários à resolução chinesa de que os nomes dos candidatos a governador de Hong Kong seriam indicados pelo governo da China.