ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(FMABC 2013)Leia:[...] quanto mais o espao e a dis

(FMABC 2013) 

Leia:

“[...] quanto mais o espaço e a distância se reduzem, maior é a importância que sua gente lhe atribui [...] e mais obsessivamente as pessoas traçam e deslocam fronteiras. É sobretudo nas cidades que se observa essa furiosa atividade de traçar e deslocar fronteiras entre as pessoas.”

(Zygmunt BAUMAN. Rio de Janeiro: Zahar, 2005. p. 75) Confiança e medo na cidade.

Considerando a visão do autor e o que você conhece das nossas realidades urbanas é correto afirmar que

A

essa ação de criar fronteiras e obstáculos (inclusive físicos) para as relações sociais nas cidades brasileiras ainda não é um fato comum.

B

principalmente nas cidades mais pobres do país, a confiança nas relações sociais se enfraqueceu, o que é revelado pela presença acintosa de muros.

C

muros, guaritas e grades marcam boa parte da arquitetura urbana das nossas grandes cidades, revelando o avanço do medo nas relações urbanas.

D

confiança nas relações sociais, em situações nas quais as pessoas se aglomeram (que é o que caracteriza as cidades) é algo que, de fato, sempre perde para o medo.

E

condomínios fechados e não podem ser vistos como elementos de uma arquitetura defensiva, pois não impedem relações sociais amplas e livres.