ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(FMABC 2013)Medidas com a delimitao e unificao do

Sociologia | globalização | mundialização do sistema capitalista
Sociologia | globalização | regionalização econômica
FMABC 2013FMABC SociologiaTurma ENEM Kuadro

(FMABC 2013) 

“Medidas com a delimitação e unificação do território, uniformização do sistema de pesos e medidas, padronização da moeda e criação de um sistema jurídico próprio, necessárias à formação do Estado, exigiam a expansão dos mercados e a integração de novos territórios, necessários para o desenvolvimento comercial, num processo sincrônico e interdependente.”

(Maria A. F. Pereira LEITE. . São Paulo: Editora Hucitec, 1994. p. 75) Destruição ou Desconstrução

O texto da autora se refere à formação dos Estados nacionais. Fazendo um paralelo com o atual processo de globalização pode ser afirmado que

A

na fase da chamada globalização, apesar de os limites e fronteiras dos territórios nacionais estarem cada vez mais consolidados, o fluxo de mercadorias e de pessoas na escala mundial se dá mais facilmente que anteriormente.

B

não existe empenho nem ações de criação de regras jurídicas minimamente respeitadas para regular as relações sociais e comerciais, numa escala que ultrapasse os Estados nacionais.

C

ações de integração de territórios nacionais em entidades mais amplas não avançaram até o ponto de criação de moedas supranacionais; as moedas permanecem sendo prerrogativa nacional.

D

territórios e mercados integrados que foram essenciais para a estruturação dos Estados nacionais não terão a mesma importância para o avanço do processo de globalização.

E

as ações formadoras dos Estados nacionais, citadas pela autora, já não são mais necessárias para o funcionamento das sociedades nacionais, nessa fase da globalização.