ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(FUVEST - 2004 - 2 fase - Questo 10)Com auxlio de

(FUVEST - 2004 - 2ª fase - Questão 10) Com auxílio de uma pequena bússola e de uma bobina, é possível construir um instrumento para medir correntes elétricas. Para isso, a bobina é posicionada de tal forma que seu eixo coincida com a direção Leste-Oeste da bússola, sendo esta colocada em uma região em que o campo magnético B da bobina pode ser considerado uniforme e dirigido para Leste. Assim, quando a corrente que percorre a bobina é igual a zero, a agulha da bússola aponta para o Norte. À medida em que, ao passar pela bobina a corrente I varia, a agulha da bússola se move, apontando em diferentes direções, identificadas por \(\theta\), o ângulo que a agulha faz com a direção Norte. Os terminais A e B são inseridos convenientemente no circuito onde se quer medir a corrente. Uma medida inicial de calibração indica que, para \(\theta_{0}=45^{o}\), a corrente I0 = 2 A.

Para essa montagem:

a) Determine a constante k de proporcionalidade entre B e I, expressa em gauss por ampère.

b) Estime o valor da corrente I1, em ampères, quando a agulha indicar a direção \(\theta_{1}\), representada abaixo. Utilize, para isso, uma construção gráfica.

c) Indique, no esquema apresentado abaixo, a nova direção \(\theta_{2}\) que a bússola apontaria, para essa mesma corrente I1, caso a bobina passasse a ter seu número N de espiras duplicado, sem alterar seu comprimento.