ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(FUVEST - 2007 - 2 fase - Questo 6)A Agncia Nacion

(FUVEST - 2007 - 2 fase - Questão 6)

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) estabelece que o álcool combustível, utilizado no Brasil, deve conter entre 5,3% e 7,4% de água, em massa. Porcentagens maiores de água significam que o combustível foi adulterado. Um método que está sendo desenvolvido para analisar o teor de água no álcool combustível consiste em saturá-lo com cloreto de sódio, NaCl, e medir a condutividade elétrica da solução resultante. Como o NaCl é muito solúvel em água e pouco solúvel em etanol, a quantidade de sal adicionada para saturação aumenta com o teor de água no combustível. Observa-se que a condutividade elétrica varia linearmente com o teor de água no combustível, em um intervalo de porcentagem de água que abrange os limites estabelecidos pela ANP.

a) Explique por que o etanol (CH3CH2OH) forma mistura homogênea com água em todas as proporções.

b) Faça um desenho, representando os íons Na+ e Cl- em solução aquosa e mostrando a interação desses íons com as moléculas de água.

c) Esboce um gráfico que mostre a variação da condutividade elétrica da mistura combustível, saturada com NaCl , em função do teor de água nesse combustível. Justifique por que o gráfico tem o aspecto esboçado.