Questões e gabarito - FUVEST 2010

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-15 de 130
Questão 1
2010Português

(FUVEST 2010 - 2 fase) Observe este anncio. a) Na composio do anncio, qual a relao de sentido existente entre a imagem e o trecho quem e o que pensa, que faz parte da mensagem verbal? b) Se os sujeitos dos verbos descubra e pensa estivessem no plural, como deveria ser redigida a frase utilizada no anncio?

Questão 2
2010Matemática

(FUVEST - 2010) Seja ,e considere tambm a funo composta (a)Esboce o grfico da funo f no desenho a seguir, indicando seus pontos de interseo com os eixos coordenados. (b)Esboce o grfico da funo gno desenho a seguir, indicando seus pontos de interseo com os eixos coordenados. (c)Determine os valores de g para os quais g(x) = 5.

Questão 2
2010Português

(FUVEST 2010 - 2 fase) Leia o seguinte excerto de um artigo sobre o telogo Joo Calvino. Foi preciso o destemor conceitual de um telogo exigente feito ele para dar o passo racional necessrio. Ousou: para salvar a onipotncia de Deus, no d para no sacrificar pelo menos um qu da bondade divina. Antnio Flvio Pierucci, Folha de S. Paulo, 12/07/2009. a) O excerto est redigido em linguagem que apresenta traos de informalidade. Identifique dois exemplos dessa informalidade. b) Mantendo o seu sentido, reescreva o trecho no d para no sacrificar pelo menos um qu da bondade divina, sem empregar duas vezes a palavra no.

Questão 2
2010Matemática

(FUVEST - 2010) No sistema ortogonal de coordenadas cartesianas 0xy da figura, esto representados a circunferncia de centro na origem e raio 3, bem como o grfico da funo Nessas condies, determine a) As coordenadas dos pontos A, B, C e D de interseo da circunferncia com o grfico da funo. b) A rea do pentgono OABCD

Questão 3
2010Português

(FUVEST 2010) Leia este texto. O ano nem sempre foi como nós o conhecemos agora. Por exemplo: no antigo calendário romano, abril era o segundo mês do ano. E na França, até meados do século XVI, abril era o primeiro mês. Como havia o hábito de dar presentes no começo de cada ano, o primeiro dia de abril era, para os franceses da época, o que o Natal é para nós hoje, um dia de alegrias, salvo para quem ganhava meias ou uma água-de-colônia barata. Com a introdução do calendário gregoriano, no século XVI, primeiro de janeiro passou a ser o primeiro dia do ano e, portanto, o dia dos presentes. E primeiro de abril passou ser um falso Natal o dia de não se ganhar mais nada. Por extensão, o dia de ser iludido. Por extensão, o Dia da Mentira. Luís F. Veríssimo, As mentiras que os homens contam. Adaptado. a) Tendo em vista o contexto, é correto afirmar que o trecho meias ou uma água-de-colônia barata deve ser entendido apenas em seu sentido literal? Justifique sua resposta. b) Crie uma frase que contenha um sinônimo da palavra salvo (L. 4), mantendo o sentido que ela tem no texto.

Questão 4
2010Português

(FUVEST 2010) Uma nota diplomtica* semelhante a uma mulher da moda. S depois de se despojar uma elegante de todas as fitas, rendas, joias, saias e corpetes, que se encontra o exemplar no correto nem aumentado da edio da mulher, conforme saiu dos prelos da natureza. preciso desataviar uma nota diplomtica de todas as frases, circunlocues, desvios, adjetivos e advrbios, para tocar a ideia capital e a inteno que lhe d origem. Machado de Assis. *Nota diplomtica: comunicao escrita e oficial entre os governos de dois pases, sobre assuntos do interesse de ambos. a) correto afirmar que, segundo o texto, uma nota diplomtica se parece com o exemplar no correto nem aumentado da edio da mulher? Justifique sua resposta. b) Tendo em vista o trecho para tocar a ideia capital e a inteno que lhe d origem, indique um sinnimo da palavra capital que seja adequado ao contexto e identifique o referente do pronome lhe.

Questão 4
2010Química

(FUVEST 2010 - 2 fase) Na dupla hlice do DNA, as duas cadeias de nucleotdeos so mantidas unidas por ligaes de hidrognio entre as bases nitrogenadas de cada cadeia. Duas dessas bases so a citosina (C) e a guanina (G). a) Mostre a frmula estrutural do par C-G, indicando claramente as ligaes de hidrognio que nele existem. No nosso organismo, a sntese das protenas comandada pelo RNA mensageiro, em cuja estrutura esto presentes as bases uracila (U), citosina (C), adenina (A) e guanina (G). A ordem em que aminocidos se ligam para formar uma protena definida por trades de bases, presentes no RNA mensageiro, cada uma correspondendo a um determinado aminocido. Algumas dessas trades, com os aminocidos correspondentes, esto representadas na tabela da folha de respostas. Assim, por exemplo, a trade GUU corresponde ao aminocido valina. Letra da esquerda Letra do meio Letra da direita G U U b) Com base na tabela da folha de respostas e na estrutura dos aminocidos aqui apresentados, mostre a frmula estrutural do tripeptdeo, cuja sequncia de aminocidos foi definida pela ordem das trades no RNA mensageiro, que era GCA, GGA, GGU. O primeiro aminocido desse tripeptdeo mantm livre seu grupo amino.

Questão 5
2010Português

(FUVEST 2010) Leia o seguinte texto: Um músico ambulante toca sua sanfoninha no viaduto do Chá, em São Paulo. Chega o rapa* e o interrompe: Você tem licença? Não, senhor. Então me acompanhe. Sim, senhor. E que música o senhor vai cantar? *rapa: carro de prefeitura municipal que conduz fiscais e policiais para apreender mercadorias de vendedores ambulantes não licenciados. Por extensão, o fiscal ou o policial do rapa. a) Para o efeito de humor dessa anedota, contribui, de maneira decisiva, um dos verbos do texto. De que verbo se trata? Justifique sua resposta. b) Reescreva o diálogo que compõe o texto, usando o discurso indireto. Comece com: O fiscal do rapa perguntou ao músico ..

Questão 5
2010BiologiaQuímica

(FUVEST - 2010 - 2 FASE - 2 DIA) O endosperma do gro de milho armazena amido, um polmero natural. A hidrlise enzimtica do amido produz glicose. a) Em que fase do desenvolvimento da planta, o amido do gro de milho transformado em glicose? b) Cite o processo celular em que a glicose utilizada. O amido de milho utilizado na produo industrial do polmero biodegradvel PLA, conforme esquematizado: O PLA um polister, no qual molculas de cido lctico se uniram por sucessivas reaes de esterificao. c) Escreva a equao qumica balanceada que representa a reao de esterificao entre duas molculas de cido lctico.

Questão 6
2010Português

(FUVEST 2010) Leia estas duas estrofes da conhecida cano Asa-Branca, de Lus Gonzaga e Humberto Teixeira. Quando olhei a terra ardendo Qual fogueira de So Joo, Eu perguntei a Deus do cu, ai Por que tamanha judiao. .......................................... Quando o verde dos teus olhos se espalhar na plantao, eu te asseguro, no chores no, viu, eu voltarei, viu, meu corao. a) Indique uma palavra ou expresso que possa substituir Qual (primeira estrofe), sem alterar o sentido do texto. b) Na segunda estrofe, substitua a palavra viu por outra que cumpra a mesma funo comunicativa que ela tem no texto. c) Nessas estrofes, os nicos recursos poticos utilizados so rima e ritmo? Justifique sua resposta.

Questão 6
2010Química

(FUVEST 2010 - 2 fase) Determinou-se o nmero de molculas de gua de hidratao (x) por molcula de cido oxlico hidratado (), que um cido dicarboxlico. Para isso, foram preparados 250 mL de uma soluo aquosa, contendo 5,04 g de cido oxlico hidratado. Em seguida, 25,0 mL dessa soluo foram neutralizados com 16,0 mL de uma soluo de hidrxido de sdio, de concentrao 0,500 mol/L. a) Calcule a concentrao, em mol/L, da soluo aquosa de cido oxlico. b) Calcule o valor de x. Dados:

Questão 7
2010BiologiaQuímica

(FUVEST - 2010 - 2 FASE - 2 DIA)Pesquisadores da Universidade de So Paulo mostraram que as bromlias, que vivem no alto de rvores e acumulam gua entre suas folhas, obtm nitrognio da ureia presente nessa gua e que proveniente da urina dos anfbios que a habitam. Nessas plantas, a ureia sofre uma reao catalisada pela enzima urease, que origina amnia e gs carbnico. Em outra reao, catalisada pela enzima sintetase de glutamina, a amnia formada utilizada na produo do aminocido glutamina. Revista Pesquisa FAPESP, 157, maro de 2009. Adaptado. a) Escreva a equao qumica balanceada que representa a reao, citada no texto, em que so produzidos amnia e gs carbnico. b) Em que processos, associados ao crescimento das plantas, as bromlias podem utilizar o gs carbnico e a glutamina?

Questão 7
2010Português

(FUVEST 2010) Gente que mamou leite romntico pode meter o dente no rosbife* naturalista; mas em lhe cheirando a teta gtica e oriental, deixa logo o melhor pedao de carne para correr bebida da infncia. Oh! meu doce leite romntico! Machado de Assis, Crnicas. *Rosbife: tipo de assado ou fritura de alcatra ou fil bovinos, bem tostado externamente e sangrante na parte central, servido em fatias. a) A imagem do rosbife naturalista empregada, com humor, por Machado de Assis, para evocar determinadas caractersticas do Naturalismo poderia ser utilizada tambm para se referir a certos aspectos do romance O cortio? Justifique sua resposta. b) A imagem do doce leite romntico, que se refere a certos traos do Romantismo, pode remeter tambm a alguns aspectos do romance Iracema? Justifique sua resposta.

Questão 8
2010Português

(FUVEST 2010) Considere a seguinte relao de obras: Auto da barca do inferno, Memrias de um sargento de milcias, Dom Casmurro e Capites da areia. Entre elas, indique as duas que, de modo mais visvel, apresentam inteno de doutrinar, ou seja, o propsito de transmitir princpios e diretivas que integram doutrinas determinadas. Divida sua resposta em duas partes: a), para a primeira obra escolhida e b), para a segunda obra escolhida, conforme j vem indicado na respectiva pgina de respostas. Justifique sucintamente cada uma de suas escolhas.

Questão 8
2010Biologia

(FUVEST - 2010 - 2 FASE - 2 DIA) O fungo Neurospora crassa capaz de crescer sobre substrato pobre em nutrientes (substrato mnimo), pois consegue produzir a maioria dos nutrientes de que precisa. Num experimento realizado nos anos de 1940, a exposio de esporos a raios X produziu uma linhagem de fungo que no conseguia se desenvolver em substrato mnimo. O quadro abaixo mostra como foram feitos os testes de crescimento dessa linhagem de fungo em diferentes substratos e parte dos resultados observados. a) O experimento mostrou que a nova linhagem de fungo deixou de produzir o nutriente C, mas que produzia os nutrientes A e B. Quais foram os resultados observados nos tubos 3, 4 e 5 que levaram a essa concluso? b) Que alteraes os raios X devem ter provocado nos esporos para levar ao surgimento de uma linhagem de fungo incapaz de sobreviver em substrato mnimo?

NOVIDADES
Kuadro