ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Fuvest 2018) Observe os mapas referentes à delimi

Geografia | Geografia Física | Hidrografia
Geografia | Geografia Humana | Geografia Agrária
Geografia | Geografia Humana | Meio Ambiente
FUVEST 2018FUVEST GeografiaTurma ENEM Kuadro

(Fuvest 2018) Observe os mapas referentes à delimitação da bacia hidrográfica do rio Xingu, com o detalhamento da parte sul, onde fica o Parque Indígena do Xingu (PIX).

Com relação às áreas delimitadas nos mapas, está correto o que se afirma em:

A

Devido ao avanço do desmatamento nessa bacia hidrográfica nas últimas quatro décadas, processo iniciado pela atividade pecuária ao longo dos rios e seguido pelo avanço da monocultura de eucalipto, inviabilizamse quaisquer ações de recuperação e de conservação do bioma Amazônico.

B

O Parque Indígena do Xingu, criado principalmente para proteger diversas etnias indígenas, atua hoje como inibidor do avanço do desmatamento, função esperada para as diversas unidades de conservação previstas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

C

Dentre as grandes bacias hidrográficas amazônicas, a bacia hidrográfica do rio Xingu, na disposição lesteoeste, é uma das bacias da margem esquerda do rio Amazonas com importante conectividade entre dois biomas brasileiros: a Caatinga e o bioma Amazônico, ambos biológica e geologicamente diversos.

D

O desmatamento, observado no mapa, é resultado da monocultura de babaçu, praticada pelos indígenas que extraem seu óleo e vendemno para indústrias de cosméticos.

E

O avanço do desmatamento nessa área devese às monoculturas de canadeaçúcar e laranja, ambas cultivadas com variedades transgênicas adaptadas ao bioma Amazônico.