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VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(FUVEST - 2018 - 1 FASE)TEXTO PARA A QUESTO:Sarapa

Português | Interpretação de texto | intertextualidade
Português | Literatura | modernismo no Brasil | autores da 3a fase modernista | Guimarães Rosa
FUVEST 2018FUVEST PortuguêsTurma ENEM Kuadro

(FUVEST - 2018 - 1ª FASE) 

TEXTO PARA A QUESTÃO:

Sarapalha

– Ô calorão, Primo!... E que dor de cabeça excomungada!
– É um instantinho e passa... É só ter paciência....
– É... passa... passa... passa... Passam umas mulheres vestidas de cor de água, sem olhos na cara,  para não terem de olhar a gente... Só ela é que não passa, Primo Argemiro!... E eu já estou cansado de procurar5, no meio das outras... Não vem!... Foi, rio  abaixo, com o outro... Foram p’r’os infernos!...
– Não foi, Primo Ribeiro. Não foram pelo rio... Foi trem de ferro que levou...
– Não foi no rio, eu sei... No rio ninguém não anda10... Só a maleita é quem sobe e desce, olhando seus mosquitinhos e pondo neles a benção... Mas, na estória... Como é mesmo a estória, Primo? Como é?...
– O senhor bem que sabe, Primo... Tem paciência,  que não é bom variar...15
– Mas, a estória, Primo!... Como é?... Conta outra vez...
– O senhor já sabe as palavras todas de cabeça17... “Foi o moço-bonito que apareceu, vestido com roupa de dia de domingo e com a viola enfeitada de fitas19... E chamou a moça p’ra ir se fugir com ele”20...
– Espera, Primo, elas estão passando... Vão umas atrás das outras... Cada qual mais bonita... Mas eu não quero, nenhuma!... Quero só ela... Luísa...
– Prima Luísa...
– Espera um pouco, deixa ver se eu vejo... Me ajuda, Primo!25 Me ajuda a ver...
– Não é nada, Primo Ribeiro... Deixa disso!
– Não é mesmo não...
– Pois então?!
– Conta o resto da estória!...30
– ...“Então, a moça, que não sabia que o moço-bonito era o capeta, ajuntou suas roupinhas melhores numa trouxa32, e foi com ele na canoa, descendo o rio...”

Guimarães Rosa, Sagarana

A novela Sarapalha apresenta uma estória dentro de outra, por meio da qual a personagem masculina da narrativa principal (Primo Argemiro) alude a uma mulher da narrativa secundária (a moça levada pelo capeta). O mesmo procedimento ocorre em

A

Duelo, com Cassiano e Silivana.

B

Minha gente, com Ramiro e a filha de Emílio.

C

A volta do marido pródigo, com Lalino e Maria Rita.

D

O burrinho pedrês, com Raymundão e a namorada de Silvino.

E

A hora e vez de Augusto Matraga, com Ovídio e Dionóra.