Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Português - FUVEST 2021 | Gabarito e resoluções

1-15 de 27chevron right center
Questão 1
2021Português

(FUVEST - 2021 - 2 Fase) Considere o texto e a tirinha para responder questo. BRINCANDO DE ESCONDE-ESCONDE Costuma-se dizer que quem atenta s letras midas de uma bula de remdio provavelmente decide no tomar a medicao. O mesmo raciocnio pode ser aplicado a propagandas de automveis: quem se ativer aos detalhes de um annciode carro tem grandes chances de perder o interesse pelo produto. Um texto elaborado com letras minsculas, normalmente localizado na parte inferior da pgina ou da tela, joga um balde de gua fria no consumidor que se deu ao trabalho de ir at o fim da mensagem publicitria: o preo divulgado costuma ter uma srie de restries. O mais comum que o valor se refira s verses de entrada (tambm chamadas p de boi), com poucos acessrios. Ou seja, o carro mostrado com toda pompa costuma valer alguns milhares de reais a mais do que o preo explicitamente anunciado. Revista do IDEC,2013. Adaptado. Bill Watterson,O mundo mgico - As aventuras de Calvin e Haroldo. a) Explique porque o ttulo do texto, Brincando de esconde-esconde, pode tambm ser aplicado tirinha de Calvin. b) Comoa estratgia demarketingutilizada na venda de automveis contribui para o efeito de humor da tirinha?

Questão 2
2021Português

(FUVEST - 2021 - 2 fase) Leia o texto e responda questo. Eu s quero a minha liberdade de volta. O pedido um dos mais comuns entre as crianas e adolescentes que viram suas vidas se transformarem h mais de 4 anos, quando abarragem de Fundo, da mineradora Samarco, se rompeu, formando umtsunamide rejeitos de minrio que engoliu o vilarejo rural de Bento Rodrigues, em Mariana (Minas Gerais), e atingiu outros distritos da regio.Aps a tragdia, as famlias dos atingidos foram alocadas em casas alugadas emMariana.Recomear uma nova rotina, no entanto, no tem sido fcil para os jovens.Alm da adaptao ao novo territrio, as crianas tambm sofrem com o preconceito e o bullying. Ainda h uma hostilizao por parte dos moradores de Mariana.No incio, quando eles frequentavam as mesmas escolas, eles eram chamados dep de lamaemarilama. Muitas vezes, eram culpados peloencerramento das atividades da Samarco. Grande parte das falas das crianas so uma reproduo das dos adultos,explica a psicloga. Apesar de os jovens das cidades atingidas estarem estudando em instituies de ensino prprias, havia relatos de que eles evitavam circular na cidade com o uniforme da Escola Municipal de Bento Rodrigues, por exemplo. H. Mendona. Filhos e rfos de Mariana e Brumadinho enfrentam a infncia interrompida por uma tragdia que no acabou. Adaptado. a) Explique o processo de formao da palavra marilama, sublinhada no texto, identificando as semelhanas sonoras entre as formas originrias que se sobrepem nessa nova formao. b) Identifique uma atitude dos jovens do vilarejo rural de Bento Rodrigues que revele a tentativa de apagamento de suas identidades. Justifique sua resposta.

Questão 3
2021Português

(FUVEST - 2021 - 2 fase) Examine a capa e o texto extrados de uma revista para responder questo: Fumar era normal. As pessoas acendiam o primeiro cigarro logo ao acordar, e repetiam o gesto dezenas de vezes durante o dia, em absolutamente todos os lugares: lojas, restaurantes, escritrios, consultrios, avies (tinha gente que fomava at no cuveiro) .Ficar sem cigarro, nem pensar tanto que ir sozinho comprar um mao para o pai ou a me, na padaria da esquina, era um rito de passagem para muitas crianas.Olhamos para trs e nos surpreendemos ao perceber como as pessoas se deixavam escravizar, aos bilhes, por algo to nocivo. Enquanto fazemos isso, porm, vamos sendo dominados por um vcio ainda mais onipresente: o smartphone.Vivemos grudados em nossos smartphones porque eles so teis e divertidos. Mas o que pouca gente sabe o seguinte: por trs dos cones coloridos e apps de nomes engraadinhos, as gigantes da tecnologiafazem um esforo consciente para nos manipular, usando recursos da psicologia, da neurologia e at dos cassinos. O smartphone to viciante quanto uma mquina caa-nqueis, diz o americano TristanHarris. E o caa-nqueis, destaca ele, o jogo que mais causa dependncia: vicia trs a quatro vezes mais rpido que outros tipos de aposta. Quando desbloqueamos o celular e deslizamos o dedo para atualizar o nosso e-mail ou ver a fotto seguinte em nossa rede social, estamos jogando caa-nqueis com o smartphone, afirma Harris. B. Garattonis E. Szklars, Smartphone: o novo cigarro, adaptado. a. Qual a relao de sentido entre a imagem da capa e a manchete Smartphone-O novo cigarro? b. De acordo com o texto de Garattone Szklars, expique porque o vcio em smartphone mais parecido com o vcio em caa-nqueis do que com o vcio em cigarro?

Questão 5
2021Português

(FUVEST - 2021 - 2 fase) Leia os textos para responder questo. Texto 2 Uma dentre varias equaes que fundam o Brasil enquanto pas : governar produzir incndios. Marcado por uma ideia de modernidade impulsionada pela crena de que modernizar tomar posse de um terreno baldio, amorfo, pretensamente sem culturas autctones ditas desenvolvidas, a fim de torn-lo produtivo, o Brasil foi criado por incndios. Diante das queimadas que agora retornam, devemos nos lembrar que a destruio pelo fogo nossa maior herana colonial. V. Safatle,Governar produzir incndios. Adaptado. a) Reescreva o fragmento pretensamentesem culturas autctonesditasdesenvolvidas, substituindo as palavras sublinhadas por outras de sentidoequivalente. b) Explique por que tanto o enunciado fogo!, no texto 1, quanto governar produzir incndios, no texto 2, apresentam mais de um sentido no contexto em que foram empregados.

Questão 6
2021Português

(FUVEST - 2021 - 2 fase) Considere o texto a seguir para responder questo. No Brasil, antes da pandemia, a educao a distncia s estava autorizada para o ensino superior (de maneira completa ou at 40% dos cursos presenciais) e uma parte do ensino mdio (at 30% da carga horria do perodo noturno e 20% do diurno). A legislao brasileira atual no permite que a educao infantil e o ensino fundamental sejam feitos por EAD. Porm, diante da emergncia de sade pblica e da situao atpica na educao, diversas flexibilizaes foram adotadas para que os alunos pudessem dar prosseguimento s aulas de maneira remota.Marcio Kowalski, professor do curso de Rdio, TV e Internet da Metodista,calcula que entre 30% e 50% dos seus alunos tm dificuldade para acompanhar o curso. Quando est dando aula, por exemplo, diz que alguns estudantes ficam repetidamente caindo e entrando na chamada de vdeo. No so todos que podem ter aquele clich do computador com a estante de livros bonita atrs, brinca. I. Paz, Desafios do ensino remoto na pandemia. Adaptado. a) O que o professor quis dizer ao proferir a frase No so todos que podem ter aquele clich do computador com uma estante de livros bonita atrs? b) No perodo Quando est dando aula, por exemplo,diz que alguns estudantes ficam repetidamente caindo e entrando na chamada de vdeo, explique o emprego da expresso sublinhada.

Questão 7
2021Português

(FUVEST - 2021 - 2 fase) Leia o texto para responder questo. Nessa mesma noite, leu-lhe o artigo que advertia o partido da convenincia de no ceder s perfdias do poder apoiando em algumas provncias certa gente corrupta e sem valor. Eis que a concluso: Os partidos devem ser uniddos e disciplinados. H quem pretenda (mirabile dictu!*) que essa disciplina e unio no podem ir ao ponto de rejeitar os benefcios que caem das mos dos adversrios.Risum teneatis!**Quem pode proferir tal blasfmia sem que lhe tremam as carnes? Mas suponhamos que assim seja, que a oposio possa, uma ou outra vez, fechar os olhos aos desmandos do governo, postergao das leis, aos excessos da autoridade, perversidade e aos sofismas. Quid inde?*** Tais casos - alis, raros, - s podiam ser admitidos quando favorecessem os elementos bons, no os maus. Cada partido tem os seus dscolos e sicofantas. interesse dos nosso adversrios ver-nos afrouxar, a troco da animao dada parte corrupta do partido. Esta a verdade; neg-lo provocar-nos guerra intestina, isto , dilacerao da alma nacional...Mas, no, as ideias no morrem; elas so o lbaro da justia. Os vendilhes sero expulsos do templo; ficaro os crentes e os puros, os que pem acima dos interesses mesquinhos, locais e passageiros a vitria indefectvel dos princpios. Tudo que no for isto ter-nos- contra si.Alea jacta est****. (...) Rubio aplaudu o artigo; achava-o excelente. Talvez poucco enrgico.Vendilhes,por exemplo, era bem dito; mas ficava melhorvis vendilhes. - Vis vendilhes? H s um inconveniente, ponderou Camacho. a repetio dosvv. Vis vem... Vis vendilhes; no sente que o som fica desagradvel? - Mas l em cima hvs vis... -Vae victis. Mas uma frase latina. Podemos arranjar outra coisa: vis mercadores. - Vis mercadores bom. - Contudo,mercadoresno tem a fora devendilhes. - Ento, por que no deixavendilhes? Vis vendilhes forete, ningum repara no som. Olhe, eu nunca dou por isso. Gosto de energia. Vis vendilhes. Machado de Assis, Quincas Borba *Coisa admirvel de dizer. **Contereis o riso. ***O que ento? ****A sorte est lanada. a) Segundo Camacho, os partidos possuem entre os seus membros dscolos e sicofantas, isto , dissidentes e caluniadores. De que modo a retrica do poltico constitui um artifcil para persuadir seu ouvinte quanto aos erros de alguns correligionrios? b) A expresso latinaVae victis!(Ai dos vencidos!) lembra ao leitor a mxima da filosofia que Quincas Borba apresenta a Rubio no incio do romance. Como essas duas frases se contrapem na trajetria do protagonista?

Questão 8
2021Português

(FUVEST - 2021 - 2 FASE) Leia o poema e o excerto da crnica para responder questo. IV. Hotel Toffolo E vieram dizer-nos que no havia jantar. Como se no houvesse outras fomes e outros alimentos. Como se a cidade no nos servisse o seu po 5 de nuvens. No, hoteleiro, nosso repasto interior, e s pretendemos a mesa. Comeramos a mesa, se no-lo ordenassem as Escrituras. Tudo se come, tudo se comunica, 10 tudo, no corao, ceia. Carlos Drummond de Andrade, Estampas de Vila Rica, deClaro Enigma. (...) A populao de Ouro Preto nutre convices e paixes, como qualquer outra, mas cultiva-asin petto[no ntimo], com impecvel benignidade de esprito, sem o menor azedume ou nojo pela paixo ou opinio contrria. Essas preferncias diversas confraternizam, no raro, junto mesa no Hotel Toffolo, e chega-se concluso de que poltica no vale positivamente uma boa cerveja. Carlos Drummond de Andrade, Contemplao de Ouro Preto, dePasseios na Ilha. a) Que relao de sentido liga a imagem po de nuvens (v. 4-5) ao verso tudo, no corao, ceia (v. 10)? Justifique. b) As atitudes dos dois grupos mesa do Hotel Toffolo, no poema e na crnica, so equivalentes? Explique.

Questão 9
2021Português

(FUVEST - 2021 - 2 fase) Leia o textoe responda questo. S a Rosa parecia capaz de compreender no meio do sentir, mas um sentimento sabido e um compreendido adivinhado. Porque o que Miguilim queria era assim como algum sinal do Dito morto ainda no Dito vivo, ou no Dito vivo mesmo no Dito morto. S a Rosa foi quem uma vez disse que o Dito era uma alminha que via o Cu por detrs do morro, e que por isso estava marcado para no ficar muito tempo mais aqui. E disse que o Dito falava com cada pessoa como se ela fosse uma, diferente; mas que gostava de todas, como se todas fossem iguais. E disse que o Dito nunca tinha mudado, enquanto em vida, por isso, se a gente tivesse um retratinho dele, podia se ver como os traos do retrato agora mudavam. Mas ela j tinha perguntado, ningum no tinha um retratinho do Dito. E disse que o Dito parecia uma pessoinha velha, muito velha em nova. Joo Guimares Rosa,Campo Geral. a) Sabendo que o quiasmo uma figura de estilo formada por uma dupla anttese cujos termos se cruzam, identifique um exemplo de quiasmo no texto e explique a sua construo. b) Nas palavras do crtico Paulo Rnai, o escritor Guimares Rosa sonda as suas personagens num momento de crise, quando, acuadas pelo amor, pela doena ou pela morte, procuram desesperadamente tomar conscincia de si mesmas e buscam o sentido de sua vida. Como a ausncia do Dito desperta a inquietao de Miguilim?

Questão 10
2021Português

(FUVEST - 2021 - 2 fase) Considere o texto para responder questo. A fico comeou no dia em que botei os ps nos Estados Unidos. A edio do The New York Times, de 19 de fevereiro de 2002, que distriburam a bordo, anunciava as novas estratgias do Pentgono: disseminar notcias - at mesmo falsas, se preciso - pela mdia internacional; usar todos os meios para influenciar as audincias estrangeiras. Bernardo Carvalho,Nove Noites. a) Identifique o narrador do excerto e o contexto histrico a que ele faz aluso. b) A frase A fico comeou no dia em que botei os ps nos Estados Unidos diz respeito ao encontro com uma nova personagem na intriga do romance. Que personagem essa e a qualrevelao ela est diretamente relacionada?

Questão 63
2021Português

(FUVEST - 2021 - 1 Fase) Uma ltima gargalhada estrondosa. E depois, o silncio. O palhao jazia imvel no cho. Mas seu rosto continua sorrindo, para sempre. Porque a carreira original do Coringa era para durar apenas 30 pginas. O tempo de evenenar Gotham, sequestrar Robin, enfiar um par de sopapos no Homem-Morcego e disparar o primeiro vou te matar na sua relao. Na briga final do Batman n 1, o horripilante bufo sofria um final digno de sua desumana ironia: ao tropear, cravava sua prpria adaga no peito. Assim decidiram e desenharam seus pais, os artistas Bill Finger, Bob Kane e Jerry Robinson. Entretanto, o criminoso mostrou, j em sua primeira aventura, um enorme talento para se rebelar contra a ordem estabelecida. Seu carisma seduziu a editora DC Comics, que imps o acrscimo de um quadrinho. J dentro da ambulncia, vinha tona um dado desconcertante. E ento um mdico sentenciava: Continua vivo. E vai sobreviver!. Tommaso Koch. O Coringa completa 80 anos e na Espanha ganha duas HQs, que inspiram debates filosficos sobre a liberdade. El Pas. Junho/2020. No fragmento ao tropear, cravava sua prpria adaga no peito, a orao em negrito abrange, simultaneamente, as noes de

Questão 64
2021Português

(FUVEST - 2021 - 1 Fase) Uma ltima gargalhada estrondosa. E depois, o silncio. O palhao jazia imvel no cho. Mas seu rosto continua sorrindo, para sempre. Porque a carreira original do Coringa era para durar apenas 30 pginas. O tempo de envenenar Gotham, sequestrar Robin, enfiar um par de sopapos no Homem-Morcego e disparar o primeiro vou te matar na sua relao. Na briga final do Batman n1, o horripilante bufo sofria um final digno de sua desumana ironia: ao tropear, cravava sua prpria adaga no peito. Assim decidiram e desenharam seus pais, os artistas Bill Finger, Bob Kane e Jerry Robinson. Entretanto, o criminoso mostrou, j em sua primeira aventura, um enorme talento para se rebelar contra a ordem estabelecida. Seu carisma seduziu a editora DC Comics, que imps o acrscimo de um quadrinho. J dentro da ambulncia, vinha tona um dado desconcertante. E ento um mdico sentenciava: Continua vivo. E vai sobreviver!. Tommaso Koch. O Coringa completa 80 anos e na Espanha ganha duas HQs, que inspiram debates filosficos sobre a liberdade. El Pas. Junho/2020. As vrgulas em E depois, o silncio. e em Mas seu rosto continua sorrindo, para sempre. so usadas, respectivamente, com a mesma finalidade que as vrgulas em

Questão 65
2021Português

(FUVEST - 2021 - 1 Fase) Uma ltima gargalhada estrondosa. E depois, o silncia. O palhao jazia imvel no cho. Mas seu rosto continua sorrindo, para sempre. Porque a carreira original do Coringa era para durar apenas 30 pginas. O tempo de evenenar Gotham, sequestrar Robin, enfiar um par de sopapos no Homem-Morcego e disparar o primeiro vou te matar na sua relao. Na briga final do Batman n1, o horripilante bufo sofria um final digno de sua desumana ironia: ao tropear, cravava sua prpria adaga no peito. Assim decidiram e desenharam seus pais, os artistas Bill Finger, Bob Kane e Jerry Robinson. Entretanto, o criminoso mostrou, j em sua primeira aventura, um enorme talento para se rebelar contra a ordem estabelecida. Seu carisma seduziu a editora DC Comics, que imps o acrscimo de um quadrinho. J dentro da ambulncia, vinha tona um dado desconcertante. E ento um mdico sentenciava: Continua vivo. E vai sobreviver!. Tommaso Koch. O Coringa completa 80 anos e na Espanha ganha duas HQs, que inspiram debates filosficos sobre a liberdade.El Pas. Junho/2020. Em Seu carisma seduziu a editora DC Comics, que imps o acrscimo de um quadrinho., o vocbulo que possui a mesma funo sinttica desempenhada no texto por

Questão 66
2021Português

(FUVEST - 2021 - 1 fase) - Posso furar os olhos do povo? Esta frase besta foi repetida muitas vezes e, em falta de coisa melhor, aceitei-a. Sem dvida. As mulheres de hoje no vivem como antigamente, escondidas, evitando os homens. Tudo descoberto, cara a cara. Uma pessoa topa outra. Se gostou, gostou; se no gostou, at logo; E eu de fato no tinha visto nada. As aparncias mentem. A terra no redonda? Esta prova da inocncia de Marina me pareceu considervel. Tantos indivduos condenadas injustamente neste mundo ruim! O retirante que fora encontrado violando a filha de quatro anos - estava a um exemplo. As vizinhas tinham visto o homem afastando as pernas da menina, todo o mundo pensava que ele era um monstro. Engano. Quem pode l jurar que isto assim ou assado? Procurei mesmo capacitar-me de que Julio Tavares no existia. Julio Tavares era uma sensao. Uma sensao desagradvel, que eu pretendia afastar de minha casa quando me juntasse quela sensao agradvel que ali estava a choramingar. Graciliano Ramos, Angstia. Em termos crticos, esse fragmento permite observar que, no plano maior do romance Angstia, o ponto de vista

Questão 67
2021Português

(FUVEST - 2021 - 1 fase) Tera dia de Veneza revelar as atraes de seu festival anual, cuja 77 edio comea no dia 2 de setembro, com a dramdia Lacci, do romano Daniele Luchetti, seguindo at 12/9, com 50 produes internacionais e uma expectativa (extraoficial)de colocar West Side Story, de Steven Spielberg, na ribalta. Rodrigo Fonseca. espera dos rugidos de Veneza. O Estado de S. Paulo. Julho/2020. Adaptado. Um processo de formao de palavras em lngua portuguesa o cruzamento vocabular, em que so misturadas pelos menos duas palavras na formao de uma terceira. A fora expressiva dessa nova palavra resulta na sntese de significados e do inesperado da combinao, como o caso de dramdia no texto. Ocorre esse mesmo tipo de formao em

Questão 68
2021Português

(FUVEST - 2021 - 1 fase) Romance LIII ou das Palavras Areas Ai, palavras, ai, palavras, que estranha potncia, a vossa! Ai, palavras, ai, palavras, sois de vento, ides no vento, no vento que no retorna, e, em to rpida existncia, tudo se forma e transforma! Sois de vento, ides no vento, e quedais, com sorte nova! (...) Ai, palavras, ai, palavras que estranha potncia, a vossa! Perdo podeis ter sido! -sois madeira que se corta, -sois vinte degraus de escada, -sois um pedao de corda... -sois povo pelas janelas, cortejo, bandeiras, tropa... Ai, palavras, ai, palavras, que estranha potncia, a vossa! reis um sopro na aragem... -sois um homem que se enforca! Ceclia Meireles, Romanceiro da Inconfidncia. Ao substituir a pessoa verbal utilizada para se referir ao substantivo palavras pela 3 pessoa do plural, os verbos dos versos sois de vento, ides no vento, (v. 4) / Perdo podeis ter sido! (v. 12) / reis um sopro na aragem... (v. 20) seriam conjugados conforme apresentado na alternativa:

1-15 de 27chevron right center