ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(FUVEST - 2021 - 2 Fase)Considere o texto e a tiri

Português | Interpretação de texto | construção de sentido em textos não verbais e publicitários | tirinha
FUVEST 2021FUVEST PortuguêsTurma ENEM Kuadro

(FUVEST - 2021 - 2ª Fase)

Considere o texto e a tirinha para responder à questão.

BRINCANDO DE ESCONDE-ESCONDE

Costuma-se dizer que quem atenta às letras miúdas de uma bula de remédio provavelmente decide não tomar a medicação. O mesmo raciocínio pode ser aplicado a propagandas de automóveis: quem se ativer aos detalhes de um anúncio de carro tem grandes chances de perder o interesse pelo produto. Um texto elaborado com letras minúsculas, normalmente localizado na parte inferior da página ou da tela, joga um balde de água fria no consumidor que se deu ao trabalho de ir até o fim da mensagem publicitária: o preço divulgado costuma ter uma série de restrições. O mais comum é que o valor se refira às versões "de entrada" (também chamadas "pé de boi"), com poucos acessórios. Ou seja, o carro mostrado com toda pompa costuma valer alguns milhares de reais a mais do que o preço explicitamente anunciado.

Revista do IDEC, 2013. Adaptado.

 

Bill Watterson, O mundo é mágico - As aventuras de Calvin e Haroldo.

a) Explique porque o título do texto, "Brincando de esconde-esconde", pode também ser aplicado à tirinha de Calvin.

b) Como a estratégia de marketing utilizada na venda de automóveis contribui para o efeito de humor da tirinha?