ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(FUVEST - 2021 - 2 fase) Leia o texto para respon

Português | Interpretação de texto | narração | elementos da narrativa | personagem na narrativa
Português | Literatura | realismo e naturalismo | realismo no Brasil | Machado de Assis
FUVEST 2021FUVEST PortuguêsTurma ENEM Kuadro
(FUVEST - 2021 - 2 fase)

Leia o texto para responder à questão.

   Nessa mesma noite, leu-lhe o artigo que advertia o partido da conveniência de não ceder às perfídias do poder apoiando em algumas províncias certa gente corrupta e sem valor. Eis que a conclusão:

   "Os partidos devem ser uniddos e disciplinados. Há quem pretenda (mirabile dictu!*) que essa disciplina e união não podem ir ao ponto de rejeitar os benefícios que caem das mãos dos adversários. Risum teneatis!** Quem pode proferir tal blasfêmia sem que lhe tremam as carnes? Mas suponhamos que assim seja, que a oposição possa, uma ou outra vez, fechar os olhos aos desmandos do governo, à postergação das leis, aos excessos da autoridade, à perversidade e aos sofismas. Quid inde?*** Tais casos - aliás, raros, - só podiam ser admitidos quando favorecessem os elementos bons, não os maus. Cada partido tem os seus díscolos e sicofantas. É interesse dos nosso adversários ver-nos afrouxar, a troco da animação dada à parte corrupta do partido. Esta é a verdade; negá-lo é provocar-nos guerra intestina, isto é, à dilaceração da alma nacional...Mas, não, as ideias não morrem; elas são o lábaro da justiça. Os vendilhões serão expulsos do templo; ficarão os crentes e os puros, os que pôem acima dos interesses mesquinhos, locais e passageiros a vitória indefectível dos princípios. Tudo que não for isto ter-nos-á contra si. Alea jacta est****".

(...)

   Rubião aplaudu o artigo; achava-o excelente. Talvez poucco enérgico. Vendilhões,  por exemplo, era bem dito; mas ficava melhor vis vendilhões.

- Vis vendilhões? Há só um inconveniente, ponderou Camacho. É a repetição dos vv. Vis vem... Vis vendilhões; não sente que o som fica desagradável?

- Mas lá em cima há vés vis...

- Vae victis. Mas é uma frase latina. Podemos arranjar outra coisa: vis mercadores.

- Vis mercadores é bom.

- Contudo, mercadores não tem a força de vendilhões.

- Então, por que não deixa vendilhões? Vis vendilhões é forete, ninguém repara no som. Olhe, eu nunca dou por isso. Gosto de energia. Vis vendilhões.

Machado de Assis, Quincas Borba

 

*"Coisa admirável de dizer." **"Contereis o riso." ***"O que então?" ****"A sorte está lançada."

a) Segundo Camacho, os partidos possuem entre os seus membros "díscolos e sicofantas", isto é, dissidentes e caluniadores. De que modo a retórica do político constitui um artifícil para persuadir seu ouvinte quanto aos erros de alguns correligionários?

b) A expressão latina Vae victis! ("Ai dos vencidos!") lembra ao leitor a máxima da filosofia que Quincas Borba apresenta a Rubião no início do romance. Como essas duas frases se contrapõem na trajetória do protagonista?