ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(FUVEST - 2021 - 2 fase) Considere o texto a segu

Português | Gramática | análise sintático-semântica
Português | Interpretação de texto | fatores de contextualização | fatores de construção da coerência | inferências
FUVEST 2021FUVEST PortuguêsTurma ENEM Kuadro
(FUVEST - 2021 - 2 fase)

Considere o texto a seguir para responder à questão.

No Brasil, antes da pandemia, a educação a distância só estava autorizada para o ensino superior (de maneira completa ou até 40% dos cursos presenciais) e uma parte do ensino médio (até 30% da carga horária do período noturno e 20% do diurno). A legislação brasileira atual não permite que a educação infantil e o ensino fundamental sejam feitos por EAD. Porém, diante da emergência de saúde pública e da situação atípica na educação, diversas flexibilizações foram adotadas para que os alunos pudessem dar prosseguimento às aulas de maneira remota. Marcio Kowalski, professor do curso de Rádio, TV e Internet da Metodista,   calcula que entre 30% e 50% dos seus alunos têm dificuldade para acompanhar o curso. Quando está dando aula, por exemplo, diz que alguns estudantes ficam repetidamente caindo e entrando na chamada de vídeo. “Não são todos que podem ter aquele clichê do computador com a estante de livros bonita atrás”, brinca. 

I. Paz, "Desafios do ensino remoto na pandemia". Adaptado.

 

a) O que o professor quis dizer ao proferir a frase "Não são todos que podem ter aquele clichê do computador com uma estante de livros bonita atrás"?

b) No período "Quando está dando aula, por exemplo, diz que alguns estudantes ficam repetidamente caindo e entrando na chamada de vídeo", explique o emprego da expressão sublinhada.