ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(FUVEST- 2022 - 1 fase) O grfico mostra dados cole

(FUVEST- 2022 - 1ª fase) O gráfico mostra dados coletados na cidade do Rio de Janeiro, entre fevereiro e abril de 2020, período que inclui o início das medidas de restrição de circulação na cidade por causa da pandemia de COVID-19. Para cada dia, representado por um símbolo no gráfico, foram coletadas duas grandezas: uma média da energia de vibração sísmica durante o dia (na abscissa) e o índice 𝐹 (na ordenada), que é a fração de pessoas que saiu de casa alguma vez naquele dia. A energia sísmica média foi medida em (nm/s)2 na faixa de frequências que tem causas humanas. Os triângulos representam domingos e feriados; os quadrados referem-se aos sábados; e os círculos correspondem aos dias úteis da semana. Para cada um desses subconjuntos de dados, uma reta média foi obtida, expressando a relação aproximada entre as duas grandezas medidas.

Sobre o estudo descrito, o que é possível inferir a partir dos dados apresentados?

A

Em nenhum sábado, a energia sísmica média registrada superou 380 (nm/s)2 .

B

Em todos os dias úteis da semana, pelo menos 20% das pessoas permaneceram o tempo todo em casa.

C

Em alguns dos dias de domingo ou feriado, a energia sísmica média foi maior do que 600 (nm/s)² .

D

Em dias úteis da semana, a energia sísmica média foi maior ou igual do que em sábados, domingos e feriados, para o mesmo número de pessoas que saiu de casa em um dia.

E

Aos sábados, uma medição de energia sísmica média de 190 (nm/s)² indica que mais de 60% das pessoas saíram de casa nesse dia.