(IFAL - 2014)
Prezados Senhores,
Hoje é comum as crianças imitarem tudo o que veem na televisão. Como pais, porém, devemos estar atentos aquilo que está sendo imitado para que nossos filhos aprendam a distinguir o certo do errado e não imitem tudo automaticamente.
1Entretanto, como atualmente os pais trabalham o dia inteiro, fica muito difícil acompanhar de perto os “modelos” que as crianças estão seguindo a partir da programação “infantil” apresentada pela televisão no período diurno. Na última semana, devido a uma forte gripe, fui dispensada do trabalho por dois dias e pude observar duas coisas: o forte conteúdo erótico e a enorme violência veiculada nos filmes e desenhos animados.
Em vista dessa realidade, gostaria de saber a opinião dos outros leitores deste jornal sobre as seguintes questões:
1. As televisões não precisam ter preocupações educacionais quando estão em busca de audiência, mesmo quando se trata do público infantil?
2. Como poderíamos controlar o conteúdo da programação infantil das televisões sem que isso configurasse uma restrição à liberdade de expressão?
2Atenciosamente,
Silvia Corrêia
Fonte: http://www.algosobre.com.br
Dadas as afirmativas abaixo, sobre o texto, marque a alternativa correta.
I. O texto é um exemplo de uma carta do leitor, que apresenta sua opinião sobre reportagem veiculada por determinado meio de comunicação.
II. O texto é uma carta de reclamação de um leitor que é assinante de um jornal que veicula assuntos considerados impróprios para crianças.
III. O texto é uma carta aos editores de um jornal eletrônico especializado em veículos midiáticos, como a televisão.
Somente a alternativa I é verdadeira.
Somente a alternativa II é verdadeira.
Somente a alternativa III é verdadeira.
As alternativas II e III são verdadeiras.
Nenhuma das alternativas é verdadeira.