ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

O caf uma das bebidas mais consumidas mundialmente

O café é uma das bebidas mais consumidas mundialmente. Para fazer um café de forma convencional, adiciona-se água fervente sobre uma certa quantidade de café em pó e recolhe-se o líquido contendo a fração solúvel do café. Com base nos processos da cadeia produtiva do café, analise as afirmações a seguir.

I. O processo de separação das frações solúvel e insolúvel é denominado de liquefação.

II. Após a colheita dos frutos do café, o processo utilizado para a sua separação de folhas e galhos é realizado por aeração ou ventilação.

III. A presença de compostos orgânicos aromáticos como benzeno é responsável pelo aroma característico dos frutos do café após a torrefação e moagem.

IV. O líquido resultante da passagem da água fervente sobre o pó do café, seguido da adição de açúcar e solubilização do mesmo, gera uma solução.

V. Um dos principais constituintes químicos do café e que compõe seu princípio ativo é um alcaloide.

VI. Considerando-se que cerca de 1,0% (m/m) em média do fruto moído do café é constituído de cafeína e considerando-se que para fazer o café líquido utilizou-se 10,0 g de pó de café, que se passou pelo pó 1,0 L de água fervente e que toda a água e a cafeína passaram completamente para a fração solúvel que foi recolhida em um bule, a concentração de cafeína na fração solúvel resultante será de 0,1 % (m/v).

Estão corretas

A

I, II e III.

B

I, III e V.

C

II, IV e VI.

D

II, IV e V.

E

III, V e VI.