ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(IFPE - 2017)CERTAS PALAVRASCertas palavras no pod

(IFPE - 2017)

CERTAS PALAVRAS

Certas palavras não podem ser ditas
em qualquer lugar e hora qualquer.
Estritamente reservadas
para companheiros de confiança,
devem ser sacralmente pronunciadas
em tom muito especial
lá onde a polícia dos adultos
não adivinha nem alcança.

Entretanto são palavras simples:
definem
partes do corpo, movimentos, atos
do viver que só os grandes se permitem
e a nós é defendido por sentença
dos séculos.

E tudo é proibido. Então, falamos.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Certas palavras. In: A palavra Mágica – POESIA. 10ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2003, p. 32.


 

DIÁLOGO FINAL

- É tudo que tem a me dizer? - perguntou ele.
- É - respondeu ela.
- Você disse tão pouco.
- Disse o que tinha para dizer.
- Sempre se pode dizer mais alguma coisa.
- Que coisa?
- Sei lá. Alguma coisa.
- Você queria que eu repetisse?
- Não. Queria outra coisa.
- Que coisa é outra coisa?
- Não sei. Você que devia saber.

(...)

ANDRADE, Carlos Drummond de. Diálogo Final (trecho). In: Histórias para o Rei – CONTO. 4ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1999, p. 42-43.


Os textos apresentados foram escritos por Carlos Drummond de Andrade, grande nome do Modernismo brasileiro. Sobre os autores e características das três fases do movimento modernista do Brasil, assinale a alternativa CORRETA.

A

Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes e Cecília Meireles são os principais autores da segunda fase do Modernismo brasileiro e representam, através de textos exclusivamente poéticos, temas urbanos, intimistas e regionalistas.   

B

Assim como Drummond, fizeram parte da segunda geração modernista os escritores Clarice Lispector e Guimarães Rosa, os quais possuíam características bastante semelhantes, devido à tendência lírica da geração de 30.   

C

João Cabral de Melo Neto, grande poeta da terceira fase do Modernismo brasileiro, ficou conhecido como “poeta engenheiro” e, assim como Drummond, tinha a inspiração como principal aliada na elaboração de seus poemas.  

D

Enquanto a primeira geração modernista foi caracterizada pela polêmica, pela originalidade e pelo deboche, a segunda mostrou-se mais amadurecida, lançou nomes como Carlos Drummond de Andrade e consolidou os ideais difundidos na fase anterior.

E

Além de Drummond, os escritores Oswald e Mário de Andrade também abrilhantaram a segunda geração do Modernismo. Conhecidos como “Os Andrades”, os autores introduziram em suas obras uma linguagem mais livre, semelhante à linguagem coloquial.