ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(IFPE 2017)ESTRESSE: CAUSAS E PREVENO1. O estresse

(IFPE 2017) 

ESTRESSE: CAUSAS E PREVENÇÃO

1. O estresse é uma reação a diversos estímulos físicos, mentais ou emocionais. Esse comportamento acontece porque certas situações fazem o nível de tensão ficar muito elevado ou prolongado. Apesar de algumas pessoas apresentarem bom desempenho sob estresse, a maioria delas consegue suportar situações de tensão apenas até certo ponto, a partir do qual podem começar a ter problemas físicos.

2. Os níveis dos hormônios do estresse caem, normalmente, logo que ele passa, quando podemos relaxar. Mas esses níveis podem continuar altos se a situação causadora do estresse se mantiver ou surgir com frequência, ou se, em geral, reagirmos intensamente a qualquer tipo de perturbação, ainda que de menor importância.

3. Grande parte das doenças que acometem os indivíduos está relacionada com o estresse. Entre essas enfermidades estão hipertensão, ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais (derrames), depressão, ansiedade, síndromes da fadiga crônica, distúrbios digestivos, obesidade, enxaquecas e alguns problemas respiratórios.

4. Além disso, longos períodos de estresse comprometem o sistema imunológico, tornando-nos mais propensos a infecções, câncer e doenças autoimunes, em que o sistema imunológico ataca células do organismo. São exemplos a artrite reumatoide, o lúpus, as doenças da tireóide, certos tipos de anemia e alguns problemas de fertilidade. Fumar, comer demais e outras formas de dependência também estão, muitas vezes, relacionados ao estresse. Além desses fatores, as causas mais comuns do estresse prolongado são: morte de pessoa próxima, problemas nas relações afetivas, preocupações monetárias, desemprego, má gestão do tempo, descanso e lazer insuficientes, tédio, doença, entre outras.

5. Nem sempre é possível evitar as situações que causam estresse, mas podemos alterar as nossas reações aos estímulos. Aprender estratégias de controle do estresse pode ser útil a quem sofre desse mal, pois isso permitirá que os níveis de hormônios do estresse baixem de modo que possamos enfrentar, sem muita angústia, o que a vida vai trazendo.

Autor não informado. Estresse: causas e prevenção (adaptado). Revista Seleções. Disponível em:

<http://www.selecoes.com.br/selecoes-e-voce-bem-estar-estresse-causas-e-prevencao-390-htm>. Acesso: 01 out. 2016

A respeito dos recursos coesivos e aspectos relacionados à coerência presentes no texto "Estresse: causas e prevenção", analise as afirmações a seguir.

I. Em "conseque suportar situações de tensão apenas até certo ponto, a partir do qual podem começar a ter problemas físicos" (1º parágrafo), o uso do pronome relativo destacado configura uma escolha estilística do autor e permite um processo coesivo de referência.

II. No fragmento "Os níveis dos hormônios do estresse caem, normalmente, logo que ele passa (...)" (2º parágrafo), o pronome pessoal utilizado é um termo catafórico, ou seja, retoma um elemento que já foi mencionado no texto.

III. Em "entre essas enfermidades estão hipertensão, ataques cardíacos, (...), obesidade, enxaquecas e alguns problemas respiratórios". (3º parágrafo), o termo em destaque, por ser um sinônimo da expressão doenças, usada anteriormente no texto, possibilita a coesão lexical.

IV. Ao citar várias doenças provocadas, entre outros fatores, pelo estresse, o autor do texto fornece informações redundantes, isto é, repete a mesma ideia diversas vezes no texto, compromentendo a sua progressão e prejudicando a coerência textual devido à tautologia.

V. No 1º parágrafo de texto, há uma contradição quando se afirma que alguma pessoas apresentam bom desempenho sob estresse, mas que a maioria só suporta situações de tensão até certo ponto, e isso compromete a coerência textual.

Estão CORRETAS apenas as afirmações constantes nos itens

A

III e V.

B

II e IV.

C

I e III.

D

I e II.

E

IV e V.