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VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(IFSP 2016) Leia o texto abaixo, um trecho do Auto

(IFSP 2016) Leia o texto abaixo, um trecho do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, para assinalar a alternativa correta no que se refere à obra desse autor e ao Humanismo em Portugal.

Nota: foram feitas pequenas alterações no trecho para facilitar a leitura.

Vem um Frade com uma Moça pela mão, e um 1broquel e uma espada na outra, e um 1casco debaixo do 2capelo; e, ele mesmo fazendo a baixa, começou de dançar, dizendo:

FRADE Tai-rai-rai-ra-rã; ta-ri-ri-rã;
              ta-rai-rai-rai-rã; tai-ri-ri-rã: tã-tã;
              ta-ri-rim-rim-rã. Huhá!

DIABO Que é isso, padre?! Que vai lá?

FRADE Deo gratias! Sou cortesão.

DIABO Sabes também o tordião?

FRADE Por que não? Como ora sei!

DIABO Pois entrai! Eu tangerei
            e faremos um serão.
            Essa dama é ela vossa?

FRADE Por minha a tenho eu,
             e sempre a tive de meu

DIABO Fizestes bem, que é formosa!
            E não vos punham lá 3grosa
            no vosso convento santo?

FRADE E eles fazem outro tanto!

DIABO Que cousa tão preciosa...
             Entrai, padre reverendo!

FRADE Para onde levais gente?

DIABO Pera aquele fogo ardente
            que não temestes vivendo.

FRADE Juro a Deus que não te entendo!
              E este hábito não me vale?

DIABO Gentil padre mundanal,
             a Belzebu vos encomendo!

1broquel e casco – respectivamente, escudo e armadura para cabeça – são elementos por meio dos quais o autor descreve o frade.

2capelo – chapéu ou capuz usado pelos religiosos.

3pôr grosa – censurar.

A

O destino do frade é exemplar no que se refere à principal característica da obra de Gil Vicente: a crítica severa, de sabor renascentista, à Igreja Católica, de cuja moral se distancia a obra do dramaturgo.

B

A proposta do teatro vicentino alegórico – especialmente a Trilogia das Barcas – era a montagem de peças complexas, de linguagem rebuscada, distante do falar popular, para criticar, nos termos da moral medieval, os homens do povo.

C

A imagem cômica, mas condenável, de um frade que canta, dança e namora, trazendo consigo uma dama, é exemplo cabal do pressuposto das peças de Gil Vicente de que, rindo, é possível corrigir os costumes.

D

O frade terá como destino o inferno porque é homem “mundanal”, ligado aos gozos do mundo material, em cujo pano de fundo percebe-se o sistema de valores do homem medieval, para o qual não há salvação após a morte.

E

O sistema de valores que pode ser entrevisto nas peças de Gil Vicente, e especialmente no Auto da Barca do Inferno, revela uma mentalidade avessa aos valores da Idade Média.