ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(IME - 2009/2010)Considere a seguinte srie de reae

Outra | Comunicação com o aluno
IME 2009IME QuímicaTurma ITA-IME

(IME - 2009/2010) Considere a seguinte série de reações a volume constante, partindo de 2 mol/L da substância A pura, na qual cada reação segue a cinética de 1a ordem, semelhante à encontrada nas reações de decaimento radioativo, sendo k1 e k2 as constantes de velocidade:

\(A \overset{k_{1}}{\rightarrow} B \overset{k_{2}}{\rightarrow}C\)

A fração molar das espécies ao longo da reação está representada pela curva γPQR no diagrama abaixo, no qual cada vértice representa um componente puro e o lado oposto a este vértice representa a ausência deste mesmo componente, de tal forma que as paralelas aos lados fornecem as diferentes frações molares de cada um. No diagrama, as substâncias A, B e C estão identificadas como α, β e γ, mas não necessariamente nesta ordem.

Sabe-se que o ponto P é atingido após 1,15 horas do início do processo e que o tempo necessário para atingir a concentração máxima de B é dado por

\(t = \frac{ln(\frac{k_{1}}{k_{2}})}{k_{1} - k_{2}}\)

 

Determine a velocidade de formação do produto C quando a concentração deste for 7/2 da concentração de A. (Observação: x = 0,3 é raiz da equação \(x = 0,6 e^{-1,38+2,3x}\)).