ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(IME - 2012/2013- 2 FASE)Texto IA IMPORTNCIA DO NM

(IME - 2012/2013 - 2ª FASE)

Texto I 

A IMPORTÂNCIA DO NÚMERO ZERO

A invenção do zero foi uma das maiores aventuras intelectuais da humanidade – e não só para a matemática

(Maria Fernanda Vomero – Abril de 2001) 

1º As regras que valem para todos os outros não servem para ele. Só as obedece como e quando bem entende. “Assim faço a diferença”, costuma dizer. Mas não é nem um pouco egoísta. Pelo contrário. Quanto mais à direita ele vai, mais aumenta o valor do colega da esquerda, multiplicando-o por dez, 100 ou 1.000. Trata-se de um revolucionário. Com ar de bonachão, dá de ombros quando é comparado ao nada. “Sou mesmo”, diz. “Mas isso significa ser tudo.” Com vocês, o número zero – que ganha, nestas páginas, o papel que lhe é de direito: o de protagonista de uma odisseia intelectual que mudou o rumo das ciências exatas e trouxe novas reflexões para a história das ideias. 

2º Pode soar como exagero atribuir tal importância a um número aparentemente inócuo. Às vezes, você até esquece que ele existe. Quem se preocupa em anotar que voltou da feira com zero laranjas? Ou que comprou ração para seus zero cachorrinhos? Só fica preocupado quando descobre um zero na conta bancária. Mesmo assim, logo que chega o pagamento seguinte, não sobra nem lembrança daquele número gorducho.

[...]

Disponível em <http://super.abril.com.br/ciencia/importancia-numero-zero-442058.shtml>. Acesso em 14 mar. 2012. (ADAPTADO) 

 

“Pode soar como exagero atribuir tal importância a um número aparentemente inócuo” (2º parágrafo, texto I). O adjetivo em destaque pode ser substituído, sem mudança de sentido, por:

A

inofensivo

B

indecente

C

insolente

D

inabalável

E

inábil