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VestibularEdição do vestibular
Disciplina

[IME - 2012/2013 - 2a fase]PRODUO DE TEXTO (REDAO)

[IME - 2012/2013 - 2a fase]

PRODUÇÃO DE TEXTO (REDAÇÃO) 

Produção de texto dissertativo-argumentativo.

Leia atentamente o fragmento extraído do texto I:

 Apesar de ser atraente, o zero não foi recebido de braços abertos pela Europa, quando apareceu por lá, levado pelos árabes. “É surpreendente ver quanta resistência a noção de zero encontrou: o medo do novo e do desconhecido, superstições sobre o nada relacionadas ao diabo, uma relutância em pensar”, diz o matemático americano Robert Kaplan, autor do livro The Nothing That Is (O Nada que Existe, recém-lançado no Brasil) e orientador de um grupo de estudos sobre a matemática na Universidade Harvard. O receio diante do zero vem desde a Idade Média. Os povos medievais o ignoravam solenemente. “Com o zero, qualquer um poderia fazer contas”, diz Ana Maria. “Os matemáticos da época achavam que popularizar o cálculo era o mesmo que jogar pérolas aos porcos.” Seria uma revolução. 

Considerando o trecho acima, reflita sobre a divulgação do conhecimento como meio de transformação social. A partir de sua reflexão, elabore um texto dissertativo-argumentativo em que você discorra sobre as transformações sociais ocorridas a partir do investimento em educação. Utilize informações e argumentos que deem consistência a seu ponto de vista. 

Instruções:

1. Não copie trechos dos textos nem do fragmento de texto apresentado.

2. Redija seu texto em prosa, de acordo com a norma culta escrita da língua portuguesa.

3. Redija um texto de 25 (mínimo) a 35 linhas (máximo).

4. Atribua um título a seu texto.

 

Essa produção de texto DEVERÁ ser realizada no CADERNO DE SOLUÇÕES.