ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(INSPER - 2013/ Adaptada)O gilete dos tabletsNum m

Português | Interpretação de texto | figuras de linguagem | figuras de palavras | metonímia
INSPER 2013INSPER RedaçãoTurma ENEM Kuadro

(INSPER - 2013/ Adaptada)

O "gilete" dos tablets

Num mundo capitalista como este em que vivemos, onde as empresas concorrem para posicionar suas marcas e fixar logotipos e slogans na cabeça dos consumidores, a síndrome do "Gillette" pode ser decisiva para a perpetuação de um produto. É isso que preocupa a concorrência do iPad, tablet da Apple.

Assim como a marca de lâminas de barbear tornou-se sinônimo de toda a categoria de barbeadores, eclipsando o nome das marcas que ofereciam produtos similares, o mesmo pode estar acontecendo com o tablet lançado por Steve Jobs. O maior temor do mercado é que as pessoas passem a se referir aos tablets como "iPad" em geral, dizendo "iPad da Samsung" ou "iPad da Motorola", e assim por diante.

(http://revistalingua.uol.com.br/textos/blog-edgard/o-gilete-dos-tablets-260395-1.asp)

 

No campo da estilística, a figura de linguagem abordada na matéria acima recebe o nome de

A

metáfora, por haver uma comparação subentendida entre a marca e o produto.

B

comparação, por haver paralelo entre as marcas que oferem o mesmo produto.

C

catacrese, por haver um empréstimo linguístico na referência à marca do produto famoso.

D

metonímia, por haver substituição do produto pela marca, numa relação de semelhança.