ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

a(INSPER 2014)Para voc estar passando adianteEste

a(INSPER 2014)

Para você estar passando adiante

Este artigo foi feito especialmente para que você possa estar recortando e possa estar deixando discretamente sobre a mesa de alguém que não consiga estar falando sem estar espalhando essa praga terrível da comunicação moderna, o futuro do gerúndio. Você pode também estar passando por fax, estar mandando pelo correio ou estar enviando pela internet.

O importante é estar garantindo que a pessoa em questão vá estar recebendo esta mensagem, de modo que ela possa estar lendo e, quem sabe, consiga até mesmo estar se dando conta da maneira como tudo o que ela costuma estar falando deve estar soando nos ouvidos de quem precisa estar escutando. (...)

(FREIRE, Ricardo. As cem melhores crônicas brasileiras. São Paulo: Objetiva, 2010)

Assinale a alternativa na qual o autor emprega a mesma estratégia discursiva usada por Ricardo Freire na defesa de seu ponto de vista sobre o gerundismo.

A

“Do chefão ao Office-boy escuta-se o vou estar providenciando, vamos estar mandando, vão estar telefonando. Viu? O intruso é usurpador. Quer indicar futuro. Esquece que a nossa língua tem duas formas pra falar no porvir. Uma: o futuro simples (mandarei, mandarás, mandará). A outra: o composto (vou mandar, vais mandar, vai mandar). O gerundismo pertence ao time do empurra-com-a-barriga. Finge que faz. Mas embroma.”

(SQUARISI, Dad. www.brasiliaemdia.com.br)

B

“Nas redações de vestibulandos, o problema com o gerundismo é mais profundo. Vai além de clichês ou modismos, (...) e afeta os mecanismos estruturais da língua. A maior parte das falhas ocorre quando o gerúndio aparece depois de uma ou mais orações, "pendurado" no fim da frase. Isso torna ambígua a identificação do sujeito e compromete a coerência do enunciado.”

(Chico Viana, Revista Língua Portuguesa)

C

“Todos os defensores da língua pura estão criticando uma locução verbal supostamente nova que apareceu e se espalhou. Confesso que não a ouvia, ou não me dava conta de que existia, até que tive minha atenção chamada para ela pelos guardiões da língua que imaginam que tudo aquilo de que não gostam ou for novo - o que vier antes - é necessariamente ruim. Penso o contrário. Se não gostam, deve ser interessante. Se acham que não serve para nada, alguma serventia deve ter.”

(Sírio Possenti, http://vaiencarar.wordpress.com/2010/07/27/possenti-em-defesa-do-gerundio/)

D

E