Questões de Português - ITA

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-15 de 303
Questão 16
2020Português

[ITA 2020 - 1 FASE] Leia atentamente o trecho destacado e assinale a alternativa que apresenta apenas a(s) afirmação(ões) correta(s). O assombro de Itaguaí. E agora prepare-se o leitor para o mesmo assombroem que ficou a vila, ao saber um dia que os loucos da Casa Verde iam todos ser postos na rua. -Todos? -Todos. -É impossível; alguns, sim, mas todos... -Todos. Assim o disse ele no ofício que mandou hoje de manhã à câmara. [Contos, p. 315]. I.O narrador combina diferentes gêneros - crônica histórica, poesia etc. - para registrar a linguagem popular. II.O diálogo com o leitor tem o objetivo de envolvê-lo na narrativa. III.O título e o diálogo com o leitor evidenciam a ironia do narrador.

Questão 17
2020Português

[ITA 2020 - 1 FASE] Leia atentamente e assinale a alternativa correta: A verdade é que nunca soube quais foram os meus atos bons e quais foram os maus. Fiz coisas boas que me trouxeram prejuízo; fiz coisas ruins que deram lucro. E como sempre tive a intenção de possuir as terras de S. Bernardo, considerei legítimas as ações que me levaram a obtê-las. [S. Bernardo, p. 48]. Com base no trecho destacado, é possível dizer que, para o protagonista:

Questão 18
2020Português

[ITA 2020 - 1 FASE] Leia atentamente e assinale a alternativa correta. Escola! Que me importava que os outros soubessem ler ou fossem analfabetos? Esses homens de governo têm um parafuso frouxo. Metam pessoal letrado na apanha da mamona. Hão de ver a colheita. [S. Bernardo, p. 50]. Conforme ficamos sabendo logo adiante no enredo, Paulo Honório decide, apesar do que afirma no trecho destacado, construir uma escola em S. Bernardo porque:

Questão 19
2020Português

[ITA 2020 - 1 FASE] Leia atentamente e assinale a alternativa correta. E ela conhecia e temia os repentes de Nhô Augusto. Duro, doido e sem detença, como um bicho grande do mato. E, em casa, sempre fechado em si. Nem com a menina se importava. Dela, Dionóra, gostava, às vezes; da sua boca, das suas carnes. Só. No mais, sempre com os capangas, com mulheres perdidas, com o que houvesse de pior. [...] E sem efeito eram sempre as orações e promessas, com que ela o pretendera trazer, pelo menos, até a meio caminho direito. [Sagarana, p. 297]. Pareceu-me que havia ali um equívoco e que, se Madalena quisesse, tudo se esclareceria. O coração dava-me .coices desesperados, desejei doidamente convencer-me da inocência dela Para quê? murmurou Madalena. Há três anos vivemos uma vida horrível. Quando procuramos entender-nos, já temos a certeza de que acabamos brigando. [S. Bernardo, p. 189].

Questão 20
2020Português

[ITA 2020 - 1 FASE] Leia o trecho destacado para responder às questões 20 e 21. Mas, apesar de montado, o chefe ainda chamou Nhô Augusto, para dizer: Mano velho. o senhor gosta de briga, e entende. Está-se vendo que não viveu sempre aqui nesta grota, capinando roça e cortando lenha... Não quero especular coisa de sua vida pra trás, nem se está se escondendo de algum crime. Mas, comigo é que o senhor havia de dar sorte! Quer se amadrinhar com meu povo? Quer vir junto? Ah. não posso! Não me tenta, que eu não posso, seu Joãozinho Bem-Bem... Pois então, mano velho, paciência. Mas nunca que eu hei de me esquecer dessa sua bizarria, meu amigo, meu parente, seu Joãozinho Bem-Bem! [Sagarana, p. 3191]. No contexto da narrativa, a resposta de Augusto Matraga é sinal de sua:

Questão 21
2020Português

[ITA 2020 - 1 FASE] Mas, apesar de montado, o chefe ainda chamou Nhô Augusto, para dizer: Mano velho. o senhor gosta de briga, e entende. Está-se vendo que não viveu sempre aqui nesta grota, capinando roça e cortando lenha... Não quero especular coisa de sua vida pra trás, nem se está se escondendo de algum crime. Mas, comigo é que o senhor havia de dar sorte! Quer se amadrinhar com meu povo? Quer vir junto? Ah. não posso! Não me tenta, que eu não posso, seu Joãozinho Bem-Bem... Pois então, mano velho, paciência. Mas nunca que eu hei de me esquecer dessa sua bizarria, meu amigo, meu parente, seu Joãozinho Bem-Bem![Sagarana, p. 3191]. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o sentido de BIZARRIA no trecho destacado.

Questão 22
2020Português

[ITA 2020 - 1 FASE] Questão: Leia o trecho destacado para responder às questões 22 e 23. ... O vereador fez esta reflexão: Nada tenho que ver com a ciência; mas se tantos homens em quem supomols juízo são reclusos por dementes, quem nos afirma que o alienado não é o alienista? !Contos, p. 299]. Assinale a alternativa correta:

Questão 23
2020Português

[ITA 2020 - 1 FASE] ... O vereador fez esta reflexão: Nada tenho que ver com a ciência; mas se tantos homens em quem supomols juízo são reclusos por dementes, quem nos afirma que o alienado não é o alienista? [Contos, p. 299]. Acerca do sentido da narrativa, o trecho destacado permite afirmar que:

Questão 24
2020Português

[ITA 2020 - 1 FASE] Assinale a alternativa que relaciona corretamente um trecho em discurso indireto livre e sua função.

Questão 25
2020Português

[ITA 2020 - 1 FASE] Leia atentamente o trecho destacado e assinale a alternativa incorreta. Seu Ribeiro lia as cartas, conhecia os segredos, era considerado e major. [4 Todos acreditavam na sabedoria do major. Com efeito, seu Ribeiro não era inocente. [...J Os outros homens, sim, eram inocentes. 1...] O major decidia, ninguém apelava. A decisão do major era um prego. Não havia soldados no lugar, nem havia juiz. E como o vigário residia longe, a mulher de seu Ribeiro rezava o terço e contava histórias de santos às crianças. É possível que nem todas as histórias fossem verdadeiras, mas as crianças daquele tempo não se preocupavam com a verdade. [S. Bernardo, pp. 43-44].

Questão 26
2020Português

[ITA 2020 - 1 FASE] Com base no texto destacado, assinale a alternativa que apresenta corretamente duas características do protagonista. E, ao sair, Nhô Augusto se ajoelhou, no meio da estrada, abriu os braços em crus, e jurou: Eu vou pra o céu, e vou mesmo, por bem ou por mal! ... E a minha vez há de chegar Pra o céu eu vou, nem que seja a porrete! [Sagarana, p. 307].

Questão 27
2020Português

[ITA 2020 - 1 FASE] Leia atentamente o trecho destacado e assinale a alternativa correta. Levantei-me, encostei-me à balaustrada* e comecei a encher o cachimbo, voltando-me para fora, que no interior da minha casa tudo era desagradável. [S. Bernardo, p 142]. *balaustrada: parapeito, grade de proteção ou apoio. No trecho destacado, a palavra que não transmite a ideia de

Questão 28
2020Português

[ITA 2020 - 1 FASE] Leia atentamente o trecho destacado e assinale a alternativa que apresenta corretamente dois sinônimos possíveis para DESINTELIGÊNCIA, sem perda de sentido. Pois, apesar das precauções que tomamos, do asbesto* que usamos para amortecer os atritos, veio nova desinteligência. Depois vieram muitas. [S. Bernardo, p. 1251. *asbesto: amianto.

Questão 29
2020Português

[ITA 2020 - 1 FASE] No momento da morte de seu Joãozinho Bem-Bem, o narrador conta que a turba começou a querer desfeitar o cadáver, isto é, fazer desfeita, insultar, e ofender o corpo, ao que Nhô Augusto responde energicamente: -Para com essa matinada, cambada de gente herege! [...] E depois enterrem direitinho o corpo, com muito respeito e em chão sagrado, que esse aí é o meu parente seu Joãozinho Bem-Bem! [Sagarana, p. 332]. Por essa fala, é possível entender que o título do conto alude

Questão 30
2020Português

[ITA 2020 - 1 FASE]Os protagonistas de O alienista, S. Bernardo e A hora e vez de Augusto Matraga têm em comum as seguintes características:

NOVIDADES
Kuadro