ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:Parece quase impossív

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Parece quase impossível existir algo tão complexo como o cérebro humano. Um neurocientista dedica anos de estudo apenas para se familiarizar com as principais regiões deste órgão, e não é para menos – são bilhões de células e trilhões de conexões. Por trás da fascinante estrutura neural, encontram-se funções bastante simples em seu objetivo. O cérebro existe para que possamos perceber o mundo e saber como reagir. É comum tratarmos a consciência como uma atividade passiva, mas não é bem assim – consciência requer metas, expectativas, capacidade de filtrar informações.

Se a mente lhe parece um espaço ativo, preenchido com mais coisas do que costuma aparecer em uma massa de circuitos, então você está certo ou certa. Você é a expressão física de uma história de desenvolvimento social muito maior do que imaginou. Seu cérebro é uma delicada entidade num constante frenesi de produção de conhecimento. A riqueza de suas vias reflete a riqueza de nossa vida.

 

Adaptado de Como o cérebro funciona, de John McCrone

Assinale a alternativa INCORRETA.

A

Tal como empregada no texto, a palavra frenesi (ref. 4) refere-se a um estado de exaltação.   

B

A palavra tão (ref. 1) apresenta, em seu emprego no texto, a função de intensificador.

C

Assim (ref. 2), como empregada no texto, tem a função de introduzir uma informação que aparecerá apenas no período que lhe é imediatamente posterior.   

D

O pronome suas (ref. 5) exerce função anafórica, ao se referir a uma palavra empregada no período imediatamente anterior.

E

A palavra requer (ref. 3) pode ser corretamente substituída por “demanda”, sem prejuízo para os sentidos originais do fragmento em que é empregada.