ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Mackenzie 2019)Aps 59 anos de era Castro, Cuba em

 (Mackenzie 2019) 

Após 59 anos de era Castro, Cuba empossa Miguel Díaz-Canel como presidente

A Assembleia Nacional de Cuba confirmou [...] Miguel Díaz-Canel como sucessor de Raúl Castro no comando da ilha. Ele recebeu 603 dos 604 votos possíveis na sessão que começou às 9h locais (10h de Brasília) e é oficialmente o novo presidente do país.

Díaz-Canel foi indicado [...] para ocupar o cargo de presidente do Conselho de Estado, cargo que representa o chefe de Estado e de governo de Cuba. Ele será a primeira pessoa de fora da família Castro a comandar o país em quase 60 anos. Antes disso, era o primeiro vice-presidente do órgão.

FLECK, Isabel. Folha de São Paulo. 19 abr. 2018. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/04/miguel-diaz-canel-econfirmado-como-sucessor-de-raul-castro-em-cuba.shtml> Acesso em: 09 set. 2018.


 

A respeito do tema abordado na reportagem, avalie as afirmativas a seguir.

 

I. O novo presidente cubano se apresenta como grande opositor da linha revolucionária e socialista e, mais especificamente, do processo de reforma iniciado por Raúl Castro na última década.

II. Um dos maiores desafios do novo presidente é dar impulso à transição para um modelo de mercado para revitalizar a economia da ilha.

III. Com a eleição de Díaz-Canel, Raúl Castro deixou de vez o poder em Cuba, afastando-se de todos os órgãos vinculados ao Partido Comunista e às Forças Armadas.

 

É correto o que se afirma em

 

A

I, apenas.

B

II, apenas.

C

III, apenas.

D

I e II, apenas.  

E

II e III, apenas.