ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Mackenzie 2019)Leia o trecho de reportagem e obse

Geografia | Geografia Humana | Geopolítica | Focos de tensão | Focos de tensão: Ásia Oriental
MACKENZIE 2019MACKENZIE GeografiaTurma ENEM Kuadro

(Mackenzie 2019) 

Leia o trecho de reportagem e observe o mapa.

Conflito na Caxemira: por que Índia e Paquistão disputam região que vive nova escalada de tensão

O Paquistão anunciou [...] que derrubou dois caças e capturou um piloto da Força Aérea indiana em meio à escalada da tensão [...] na região da Caxemira.

O ataque aconteceu um dia depois de a Índia ter lançado um bombardeio aéreo contra um campo de treinamento de militantes paquistaneses - uma retaliação ao atentado que matou mais de 40 soldados indianos há menos de duas semanas.

Conflito na Caxemira: por que Índia e Paquistão disputam a região que vive nova escalada de tensão. BBC Brasil. 27 fev. 2019. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-47386170> Acesso em: 16 mar. 2019.


A respeito do conflito na região da Caxemira, analise as afirmativas a seguir.


I. Esse conflito preocupa a comunidade internacional, pois Índia e Paquistão são possuidores de tecnologia nuclear para fins bélicos.


II. Um dos fatores que contribuem para esse conflito é a questão hídrica. A Caxemira concentra nascentes de grande importância para os países mencionados na reportagem.


III. A boa convivência entre os hindus da “Caxemira Indiana” e os muçulmanos da “Caxemira Paquistanesa” demonstra que esse conflito tem caráter puramente econômico.


IV. O governo indiano cedeu o território de Aksai Chin à China em 1962, em retribuição ao apoio militar na guerra contra o Paquistão, ocorrida um ano antes.


É correto o que se afirma em 
 

A

I, apenas.

B

 I e II, apenas.  

C

II e III, apenas.  

D

I e IV, apenas   

E

I, III e IV, apenas.