ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Puccamp-SP-2017)A variedade da vida há de conduzi

(Puccamp-SP-2017)

 

 

“A variedade da vida há de conduzi-lo por um bom caminho; é função do cronista encontrar algum por onde possa transitar acompanhado de muitos e, de preferência, bons leitores.”

O período acima recebeu outras formulações. A redação que, clara e correta – considerada a norma-padrão da língua −, não prejudica o sentido original é:

A

A variedade que a vida possui possibilita ter vários caminhos; que o cronista, em sua função, percorra pelo menos um por onde transitar podendo ter a preferência de acompanhar muitos e bons leitores.    

B

Bons caminhos são vários na vida e todos há de conduzir a bons destinos; o cronista necessita algum caminho que transite na companhia, preferencialmente, de muitos e bons leitores.    

C

A vida oferece, com certeza, vários e bons caminhos; cabe ao cronista encontrar algum que lhe permita nele transitar na companhia de muitos e, de preferência, bons leitores.   

D

O cronista deve encontrar, sendo essa a função desse profissional, algum caminho aonde possa estar junto com muitos e bons leitores, de preferência, pois a variedade da vida há de bem conduzi-lo.    

E

A vida há de oferecer, em sua variedade, um bom caminho ao cronista, conduzindo-lhe; sua função é encontrar uma passagem, afim de que ele transite, preferencialmente, junto a muitos e bons leitores.