ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Ucs 2022) A pandemia de COVID-19 no impactou apen

Outra | Comunicação com o aluno
UCS 2022UCS BiologiaTurma ENEM Kuadro

(Ucs 2022)  A pandemia de COVID-19 não impactou apenas a vida das pessoas infectadas pelo SARS-CoV-2 e de seus familiares. Pacientes em tratamento para diversas doenças, bem como pessoas na fila de espera por um transplante de órgão também tiveram problemas no acesso a serviços de saúde nos últimos dois anos. No Brasil, por exemplo, o número de doadores de órgãos caiu 13% no segundo semestre de 2021, em comparação com o ano anterior, e o número de pessoas que necessitava de transplante de órgão ou tecido superou 53 mil no mesmo período. Entre os pacientes adultos, a maioria aguarda por um transplante de rim, o órgão responsável pela filtração do sangue e formação de urina, entre outras funções.

Fonte: Mais de 50 mil pessoas esperam na fila para serem transplantadas no Brasil. CNN Brasil. 
Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.brmais-de-50-mil-pessoas-esperam-na-fila-para-serem-transplantadas- o-brasil/. Acesso em: 20 mar. 2022.

Sobre os rins e os processos fisiológicos associados a eles, é correto afirmar que 

                

A

a filtração do sangue ocorre nos néfrons, que estão ligados à cápsula de Bowman, nos ureteres, para onde é direcionado o sangue filtrado.

B

o hormônio antidiurético (ADH), responsável pelo controle de volume e de concentração da urina, é produzido nos glomérulos renais.   

C

a produção do ADH é inibida em situações em que o organismo está desidratado.   

D

a principal excreta nitrogenada eliminada na urina pelos seres humanos é o ácido úrico. 

E

algumas substâncias, como água e certos íons (durante o processo de formação da urina),  podem ser reabsorvidas, retornando do túbulo néfrico para capilares sanguíneos.