(ucs 2022) Em maio de 2021, a Sociedade Internacio

Outra | Comunicação com o aluno
UCS 2022UCS BiologiaTurma ENEM Kuadro

(ucs 2022) Em maio de 2021, a Sociedade Internacional de Pesquisa com Células-Tronco (International Society for Stem Cell Research – ISSCR) divulgou novas diretrizes que relaxaram a regra dos 14 dias, um consenso internacional de que embriões humanos poderiam ser cultivados em laboratório apenas até 14 dias após a fertilização. A mudança abre a porta, em países onde essa pesquisa é legal, para que os cientistas comecem a explorar o que acontece depois que o embrião normalmente teria se implantado no útero, lançando luz sobre o desenvolvimento e a reprodução humana. Dentro desse período de 14 dias, uma série de eventos ocorre durante o processo de desenvolvimento do embrião. Assinale a alternativa correta em relação aos primeiros dias do processo de desenvolvimento embrionário natural no corpo humano.

Disponível em: https://www.nature.com/articles/d41586-021-02343-7?utm_source=Nature+Briefing&utm_campaign=f7a9e049c5-briefing-dy20210901&utm_medium=email&utm_term=0_c9dfd39373-f7a9e049c5-42594603. Acesso em: 26 set. 2021. (Parcial e adaptado.)

O óvulo fecundado, aproximadamente 3 dias depois da fecundação, chega até o útero, ainda como uma única célula, coberta pela zona pelúcida.

A implantação do embrião na parede uterina ocorre quando ele se encontra como uma massa indiferenciada de células compactadas, chamada de mórula.

O processo chamado de nidação inicia no momento da fecundação e envolve o desenvolvimento da zona pelúcida, que protegerá o embrião até o momento da implantação na parede uterina.

Os folhetos embrionários, que darão origem aos diferentes tipos de tecidos do corpo, já estão presentes no blastocisto, representados pelo trofoblasto, embrioblasto e zona pelúcida.

A formação do blastocisto, que contém uma cavidade interna chamada blastocele, delimitada por uma camada de células, o trofoblasto e um aglomerado celular na parede interna, o embrioblasto, ocorre após sucessivas clivagens.