ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UDESC-SC/2010) No final do sculo XVIII, rebelies

(UDESC-SC/2010) No final do século XVIII, rebeliões e conflitos coloniais contribuíram para colocar em xeque o sistema colonial brasileiro. Em relação aos acontecimentos e às conjunturas que contribuíram para o entendimento dessa chamada crise do período colonial no país, assinale a afirmativa incorreta:

A

Havia grande descontentamento no país em razão da concentração de poderes nas mãos de Dom Pedro I e, mais ainda, por ele atribuir a si o direito de nomear os presidentes das províncias; essa oposição contribuiu para o fim do regime colonial.

B

No Brasil, os pesados impostos, as restrições ao livre comércio e as proibições às atividades industriais acirraram os conflitos entre as elites locais e o poder da metrópole.

C

No final do século XVIII eclodem, no Brasil, as primeiras rebeliões de cunho emancipatório: a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana.

D

A crise do sistema colonial brasileiro ligava-se à crise geral do sistema colonial da América Latina, que, por sua vez, era parte integrante da decadência do Antigo Regime europeu, debilitado pela Revolução Industrial na Inglaterra e, principalmente, pela circulação de ideias liberais e iluministas.

E

As Revoluções Industrial, Americana e Francesa, de certa forma, constituíram sinais importantes da crise geral do antigo sistema colonial, pois foram importantes movimentos de transição na História, assinalados pela passagem da Idade Moderna para a Contemporânea.