ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Udesc 2015) Analise as proposies em relao obra Cr

(Udesc 2015) Analise as proposições em relação à obra Cronistas do descobrimento,Antonio Carlos Olivieri e Marco Antonio Villa, e trecho retirado da mesma, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

 

Quanto à organização social de nossos selvagens, é coisa quase incrível – e dizê-la envergonhará aqueles que têm leis divinas e humanas – que, 1 apesar de serem conduzidos apenas pelo seu natural, ainda que um tanto degenerado, eles se deem tão bem e vivam em tanta paz uns com os outros. Mas com isso me refiro a cada nação em si ou às nações que sejam aliadas; pois quanto aos inimigos, já vimos em outra ocasião o tratamento terrível que lhes dispensam2 . Porque, em ocorrendo alguma briga (o que se dá com tão pouca frequência que durante quase um ano em que com eles estive só os vi brigar duas vezes), os outros nem sequer 3 pensam em separar ou pacificar os contendores; ao contrário, se estes tiverem de arrancar-se mutuamente os olhos, 4 ninguém lhes dirá nada, e eles assim farão. 5 Todavia, se alguém for ferido por seu próximo, e se o agressor for preso, ser-lhe-á 6 infligido o mesmo ferimento no mesmo lugar do corpo, por parte dos parentes próximos do agredido, e caso este venha a morrer depois, ou caso morra na hora, os parentes do defunto tiram a vida ao assassino de um modo semelhante. De tal forma que, para dizer numa palavra, é vida por vida, olho por olho, dente por dente etc. Mas, como já disse, são coisas que raramente se veem entre eles. 2 O autor tratou do assunto no capítulo XIV, “Da guerra, combate e bravura dos selvagens”.

Olivieri, Antonio Carlos e Villa, Marco Antonio. Cronistas do descobrimento. São Paulo: Ed. Ática,1999, p.69.

 

( ) A leitura do texto leva o leitor a inferir que, embora se trate de um relato sobre nossos selvagens, o autor procura desmistificar a imagem de selvageria, justificado pela organização e pelo respeito social.

( ) O uso da próclise em “ninguém lhes dirá nada” (ref. 4) é justificado pela presença da palavra negativa ninguém. Se a palavra destacada for substituída por alguém, ocorrerá mesóclise: alguém dir-lhes-á nada.

( ) A leitura do texto leva o leitor a inferir que os índios viviam dentro de um esquema de normalidade e respeito.

( ) Da leitura do período “Todavia, se alguém for ferido por seu próximo” (ref. 5) infere-se que a palavra próximo está relacionada a outro selvagem e não ao homem branco.

( ) No período “ninguém lhes dirá nada” (ref. 4) em relação às palavras destacadas, sequencialmente, na sintaxe, tem-se sujeito simples e objeto indireto.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

A

V - F - F - V - F

B

V - V - F - V - V

C

F - F - V - F - V

D

V - F - V - V - F

E

V - F - V - V - V