ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UECE)Observe o seguinte enunciado: Naquele ano, e

Geografia | Geografia Humana | Geopolítica | Focos de tensão | Focos de tensão: África
UECE 2017UECE GeografiaTurma ENEM Kuadro

(UECE)

Observe o seguinte enunciado: “Naquele ano, em 2014, a família viajou de férias para a Turquia, e o grande assunto ali era a guerra civil na vizinha Síria. Naquele verão, o foco estava sobre um homem com aparência austera falando para as massas: Abu Bakr al-Baghdadi, que se proclamava líder, ou califa, de um grupo chamado „Estado Islâmico‟. Para muitos, o surgimento desse grupo era apenas mais um capítulo de uma guerra civil que parecia interminável”. Meu filho me deu um colar de diamantes e depois se juntou ao Estado Islâmico. Por Dominic Casciani, BBC.

Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/meufilho-me-deu-um-colar-de-diamantes-edepois-se-juntouao-estado-islamico.ghtml

Os grupos extremistas ainda espalham o horror da violência e da intolerância pelo mundo. Atente ao que se diz a seguir sobre esses grupos:

I. O Estado Islâmico possui o mesmo ideal de Guerra Santa de outros terroristas, como a AlQaeda, tendo dentre os seus objetivos a expansão do modelo teocrático radical islâmico pelo mundo.

II. O Boko Haram é um grupo terrorista que tem forte atuação na Nigéria e regiões vizinhas, destacando-se como um dos grupos extremistas mais violentos.

III. O Estado de Israel considera o Hamas como sendo uma organização terrorista e um braço político do Islã.

Está correto o que se afirma em

A

I e II apenas. 

B

II e III apenas.

C

I e III apenas. 

D

I, II e III.