ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEFS 2013 - Meio do ano)Estudos da Associação Bra

(UEFS 2013 - Meio do ano) Estudos da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e de Resíduos Especiais, ABRELP, revela que das 62 milhões de toneladas de lixo gerados em 2011, mais de 23 milhões de toneladas seguiram para lixões e aterros controlados, outras 6,4 milhões sequer foram coletadas. Diante desses indicadores, gestores municipais e empresas privadas só terão sucesso na gestão do lixo com a participação de toda a sociedade. Entretanto, como o desafio do lixo é imediato, é necessário mais investimento e planejamento para uma gestão integrada de resíduos que leve em consideração a combinação de ações da saúde pública, da proteção ambiental e da gestão de recursos.

Tendo em vista os conhecimentos de química e a contribuição responsável de cada cidadão para manter a cidade limpa, é correto afirmar:

A

A reutilização e o reaproveitamento são processos que visam reduzir a quantidade de lixo produzido e descartado diariamente pela sociedade.

B

A queima de resíduos gerados em residências e em propriedades rurais contribui para a redução do volume de lixo sem riscos à saúde pública e impacto ao meio ambiente.

C

O lançamento de resíduos biodegradáveis provenientes de fontes renováveis, em canais e esgotos, não causa obstrução nem alagamentos nas vias públicas.

D

O descarte de pilhas e de baterias alcalinas não se lmitam aos locais de coleta especiais porque são blindadas e não oferecem riscos ao meio ambiente.

E

A colocação de líquidos, como restos de sucos e de gorduras, dentro do saco de lixo, deve ser feita desde que a embalagem de plástico seja lacrada