ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEFS 2015 - Meio do ano)Com Francis Crick, estuda

(UEFS 2015 - Meio do ano) 

Com Francis Crick, estudando a relação entre a informação contida no DNA, as proteínas e os ácidos ribonucleicos (RNAs), surgiu a interrogação sobre como a informação contida na molécula de DNA fluía para gerar uma proteína [...]. Baseando-se majoritariamente em suposições teóricas, Crick postulou a “Hipótese da sequência”, que é mais conhecida como o Dogma Central da Biologia Molecular. Os esquemas reproduzem, de forma simplificada, as principais ideias propostas pelo Dogma Central da Biologia Molecular. Em A, aparece o modelo possível de transferência do código genético, enquanto, em B, está retratado o modelo comprovado experimentalmente e até hoje aceito.

A replicação do DNA consiste na síntese completa e idêntica do DNA de uma célula e só acontece a cada ciclo de divisão celular. Hipóteses foram postuladas a fim de ajudar a explicar o processo da replicação. Apenas em 1958, através de experimento realizado por Meselson e Stahl, chegou-se ao modelo que demonstra a replicação do DNA, no qual o mesmo afirma: 

A

 O DNA seria replicado a partir de fragmentos dele próprio, previamente gerado por clivagem da molécula.
 

B

As fitas do DNA seriam separadas, atuando, cada uma, como molde para a síntese de uma fita nova. 

C

As fitas filhas contêm DNA recém-sintetizados e parentais em cada uma das fitas, considerando a replicação um processo dispersivo. 

D

As fitas-filhas consistem de uma fita molde e de uma fita codificadora, considerando a replicação, um processo conservador. 

E

Ambas as fitas atuariam como molde da reação de replicação, havendo a sua união ao final de replicação, caracterizando um processo semiconservador